Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

As vendas online vêm crescendo cada vez mais, pois os brasileiros estão percebendo a comodidade e economia que estas compras podem trazer. Para as empresas, isso representa aumento de lucros, mas também pode significar falta de produtividade se não houver a utilização de um ERP para e-commerce.

Preparamos este artigo para que você possa entender a importância de utilizar um sistema ERP para e-commerce. Você verá como integrar estas informações pode influenciar positivamente a produtividade da equipe.

O que é ERP?

Vamos começar este artigo explicando o conceito por atrás da sigla ERP, que significa Enterprise Resource Planning, traduzido como Planejamento de Recursos Empresariais. Trata-se de um software que possui a finalidade de automatizar as rotinas gerenciais de uma empresa.

A principal função do ERP é integrar todos os dados e processos em uma plataforma única, o que elimina erros e dispersão de dados. Em outras palavras, as informações de cada setor e processo podem ser compartilhadas com os demais, facilitando assim a analise de informações confiáveis, em tempo real.

ERP para E-commerce: aumentando a produtividade da sua equipe

Por que ter um sistema ERP para e-commerce?

Quando falamos sobre o e-commerce, é preciso ter em mente que o primeiro passo para o sucesso da sua loja virtual é uma gestão eficiente e segura das informações. Para isso, contar com um ERP para e-commerce é a melhor solução.

A utilização do sistema de gestão fornece uma visão ampla e estratégica do negócio, como já citamos. Quando ele é utilizado para gerenciar o e-commerce, ele também permite facilitar o dia a dia da equipe.

A utilização de um ERP para e-commerce pode não ser um ponto prioritário no plano de negócios da loja virtual, o que é um grande erro. Conforme seus clientes conhecem seu site e começam a realizar compras, sua equipe começará a receber um grande volume de informações.

É neste momento que a aquisição de um ERP torna-se essencial para o progresso do seu comercio eletrônico. Unir todas as operações do e-commerce em uma única plataforma de gestão facilita a execução dos processos, reduz gastos, elimina erros e aumenta a produtividade da equipe.

A automação de processos é apenas um dos benefícios que um ERP traz para seu e-commerce. Ele também permite emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para envio das mercadorias ao cliente em poucos cliques. Os recebimentos dos pagamentos, seja via cartão ou boleto, serão contabilizados diretamente no fluxo de caixa. Você evitará vender produtos que não existem no estoque, entre muitas outras vantagens.

Veja mais dicas no artigo “Como um ERP pode beneficiar suas vendas na loja virtual?clicando aqui.

Implantação do ERP

Para implantar um ERP para e-commerce na sua empresa, o primeiro passo é escolher uma ferramenta que esteja adequada às necessidades e expectativas da empresa. Esse sistema também deve conversar bem com a sua plataforma e-commerce.

Trabalhar com duas ferramentas diferentes (ERP e plataforma e-commerce) pode comprometer a produtividade da equipe. Para simplificar, é essencial que você analise a compatibilidade da sua plataforma com o ERP escolhido, para que as informações sejam integradas. Ou seja, todas as informações geradas no e-commerce devem ser transferidas automaticamente para o ERP.

Utilizando a plataforma Magento ou disponibilizando seus produtos no Mercado Livre, você já tem um ERP que vai facilitar seu dia a dia: o SIGE Cloud. Este ERP possui integração direta com estas plataformas, enviando e recebendo dados automaticamente.

Ou seja, você vai enviar seus produtos diretamente para a loja virtual, e receber as vendas diretamente dentro do sistema. Assim, em poucos cliques você emite a NF-e, controla os pagamentos e o estoque, e visualiza os relatórios gerenciais. Tudo isso para garantir a produtividade da sua equipe.

Concluindo

A utilização de um ERP integrado ao seu e-commerce é sinônimo de bons resultados. Estes resultados não serão apenas financeiros, mas também na produtividade da equipe e na gestão do negócio.

Você já utiliza um ERP para e-commerce na sua empresa? Como foi o processo de implantação? Compartilhe suas experiências através dos comentários!

Show Full Content
Anterior E-commerce: o que é e quais os tipos existentes no mercado
Próximo Controle Financeiro para Loja Virtual: planilha para download

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Processo de Vendas: qual a sua importância dentro da empresa

6 de fevereiro de 2017
Fechar