17 de fevereiro de 2020
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Sem dúvida, vivemos uma era absolutamente digital. Crianças, adolescentes, adultos e, até mesmo os idosos, já estão conectados.

Nesse sentido, empresas de todos os segmentos têm se qualificado e dedicado especial atenção às redes sociais. Tendo em vista que elas podem ser vitrines para seus produtos ou serviços. Além disso, a redes sociais cumprem uma importante função, são um canal que tendem a estreitar laços entre o público e a sua marca.

Com a ascensão do Facebook, ainda na primeira década dos anos 2000, esta rede vem se diversificando e hoje conta com bilhões de usuários ativos. Mas que isso tem a ver com o seu negócio?

Gerar visibilidade para a sua empresa é fundamental, não mesmo? Imagine, então, ter um público assíduo de potenciais compradores assistindo os vídeos, vendo fotos e lendo os posts da sua marca. 

Desse modo, ao longo dos anos e das atualizações, o Facebook disponibilizou o Facebook Ads. Uma plataforma inteira, otimizada, criada para que você veicule campanhas e anúncios para aumentar o alcance das suas postagens e gerar leads.

Mas e se você tem uma pequena empresa e não entende muito de marketing digital? Não se preocupe, neste artigo vamos ensinar um passo a passo para que, mesmo sem nenhum conhecimento de marketing, 

Então, fique atento às nossas dicas!

Crie sua Fan Page

Primeiramente, para destacar sua empresa no Facebook é crie sua Fan Page. Esta é a melhor forma de aproveitar todo o potencial da rede social. É através desta página que seus negócios irão se expandir, e suas mensagens chegarão diretamente a seus clientes.

Mas cuidado! O erro mais comum neste processo é criar um perfil para sua empresa, ao invés de uma página.

Escolha a opção: negócio ou marca. Não esqueça de acrescentar todos as informações de contato e endereço da sua empresa.

Anúncios do Facebook

Os anúncios do Facebook também são conhecidos como Facebook Ads. São aqueles posts que você encontra na sua timeline com a indicação de “Patrocinado”.

Estes anúncios são pagos pela empresa (ou página), normalmente apresentando mensagens com contexto social. Por exemplo:

Este é um modelo de anúncio do SIGE Lite, nele empregamos informações que dialogam com a necessidade da nossa persona, combinadas com imagens atrativas, sempre no padrão de apresentação, fontes e cores que formam a nossa identidade de marca.

Antes de mais nada, para impulsionar suas publicações, é importante definir o objetivo que o anuncio terá, como por exemplo, aumentar o número de curtidas da página, promover mensagens/publicações importantes, criar direcionamentos para seu site, download de um aplicativo, entre outras diversas opções.

Uma vez definido objetivo da campanha, é hora de criar uma estratégia de marketing para os anúncios. Pense em quais diferenciais você quer divulgar e qual seria a melhor forma de chamar a atenção do seu público. Vale lembrar que o Pixel do Facebook, ou seja, o módulo de gerenciamento de anúncios, disponibiliza diversos campos, opções de layout e a chance de criar anúncios responsivos, adequados à smartphones e desktop.

Como anunciar no Facebook?

Para anunciar no Facebook o primeiro passo, e mais importante, é conhecer e entender seu público-alvo, pois é através da segmentação clara e objetiva que ocorrerá o engajamento com a campanha.

No Pixel, o gerenciador de negócios do Facebook, você poderá verificar as suas páginas e suas contas de anúncios, conforme imagem a seguir:

Clique em na sua conta de anúncios e será possível criar a sua primeira campanha.

Na sequência, acesse a aba Campanhas e clique em Criar. Se abrirá um nova tela onde você poderá gerar a segmentação de públicos-alvos, os objetivos da sua campanha, a programação de anúncios e demais informações relacionadas à estratégia de marketing.

Nesta imagem é possível visualizar a tela de objetivos de campanha.

Neste exemplo, criarei uma campanha com objetivo de alcance, para impactar o maior número possível de pessoas:

Nesta imagem, exemplificamos um nome de campanha e você pode selecionar as opções Criar teste A/B (para saber qual estratégia tem melhor desempenho com seu público) e Otimização de Orçamento da Campanha (que economiza o seu investimento, liberando créditos apenas nos momentos em que pessoas que tenham mais potencial de interação com a sua marca estejam navegando).
Na sequência, você poderá determinar quais as características que melhor definem o público que você deseja atingir. E basta seguir os passos, sempre salvando as alterações.

Por certo, a utilização de anúncios nesta rede social é uma estratégia utilizada principalmente para trazer visibilidade à marca e estreitar o relacionamento com seu público. Logo, uma boa experiência com sua marca aumenta as possibilidades de novos negócios e interações com seus clientes.

Lembre-se que ao criar uma campanha nas redes sociais, a sua equipe de vendas deve estar à disposição para responder às interações o mais rápido possível, sempre de forma amável e solícita.

Quanto custa para anunciar?

Os anúncios utilizam o modelo de links patrocinados, portanto são cobrados por clique. O Facebook possui um dos mais baratos e eficientes custos por clique médio.

O valor investido em seu anúncio, pode ser definido de duas formas:

  • Quanto você deseja gastar por dia de campanha;
  • Definir um valor fixo para toda a campanha.

Nessa lógica, a definição de investimentos poderá variar de acordo com o seu objetivo e não há uma pré-determinação de um valor mínimo para começar a investir, isso dependerá do seu caixa e de quanto você está disposto a alocar créditos em uma campanha.

Por exemplo, imagine que você quer fazer o anúncio de um item que está em promoção na sua loja. O ideal, nesse caso, seria optar pelo valor total da campanha. Desse modo, os anúncios correriam incessantemente até esgotar o seu crédito, atingindo o máximo possível de pessoas, em menos tempo. Por isso, é muito importante ter clareza nos objetivos da campanha, para traçar a estratégia mais adequada às suas necessidades e expectativas.

Em resumo, além da economia com marketing digital, o Facebook conta com uma boa segmentação e com gráficos e feedbacks diários que permitem ao usuário analisar o andamento de suas campanhas e o resultados obtidos ao longo do tempo. Permitindo, ainda, cruzar vários tipos de perfis e criar anúncios de forma específica, o que aumenta o engajamento e a interatividade com o público.

Os anúncios são uma forma simples e eficiente para aumentar a visibilidade do seu site e sua marca. É possível que as suas vendas não se transformem totalmente, do dia para a noite, pense no Facebook Ads como um meio de se tornar mais visto. Agora, com essa atenção, é chegado o momento de oferecer conteúdos que não necessariamente serão veiculados de forma paga, que gerem valor à sua marca, destacando os seus produtos e criando vínculos com aquelas pessoas que você impactou com as suas campanhas.

E então, gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre anúncios patrocinados? Recomendamos a leitura do artigo: Aprenda a divulgar sua empresa no Google [Guia Completo]

Show Full Content
Anterior Gestão de tarefas: saiba como correr menos e faturar mais
Próximo O que é e por que vale a pena empreender com a Economia Criativa

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Qual a melhor forma de controlar pagamentos a prazo

29 de Maio de 2017
Fechar