Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Sem dúvida, vivemos uma era absolutamente digital. Crianças, adolescentes, adultos e, até mesmo os idosos, já estão conectados.

Nesse sentido, empresas de todos os segmentos têm se qualificado e dedicado especial atenção às redes sociais. Tendo em vista que elas podem ser vitrines para seus produtos ou serviços. Além disso, a redes sociais cumprem uma importante função, são um canal que tendem a estreitar laços entre o público e a sua marca.

Com a ascensão do Facebook, ainda na primeira década dos anos 2000, esta rede vem se diversificando e hoje conta com bilhões de usuários ativos. Mas que isso tem a ver com o seu negócio?

Gerar visibilidade para a sua empresa é fundamental, não mesmo? Imagine, então, ter um público assíduo de potenciais compradores assistindo os vídeos, vendo fotos e lendo os posts da sua marca. 

Desse modo, ao longo dos anos e das atualizações, o Facebook disponibilizou o Facebook Ads. Uma plataforma inteira, otimizada, criada para que você veicule campanhas e anúncios para aumentar o alcance das suas postagens e gerar leads.

Mas e se você tem uma pequena empresa e não entende muito de marketing digital? Não se preocupe, neste artigo vamos ensinar um passo a passo para que, mesmo sem nenhum conhecimento de marketing, 

Então, fique atento às nossas dicas!

Crie sua Fan Page

Primeiramente, para destacar sua empresa no Facebook é crie sua Fan Page. Esta é a melhor forma de aproveitar todo o potencial da rede social. É através desta página que seus negócios irão se expandir, e suas mensagens chegarão diretamente a seus clientes.

Mas cuidado! O erro mais comum neste processo é criar um perfil para sua empresa, ao invés de uma página.

Escolha a opção: negócio ou marca. Não esqueça de acrescentar todos as informações de contato e endereço da sua empresa.

Anúncios do Facebook

Os anúncios do Facebook também são conhecidos como Facebook Ads. São aqueles posts que você encontra na sua timeline com a indicação de “Patrocinado”.

Estes anúncios são pagos pela empresa (ou página), normalmente apresentando mensagens com contexto social. Por exemplo:

Este é um modelo de anúncio do SIGE Lite, nele empregamos informações que dialogam com a necessidade da nossa persona, combinadas com imagens atrativas, sempre no padrão de apresentação, fontes e cores que formam a nossa identidade de marca.

Antes de mais nada, para impulsionar suas publicações, é importante definir o objetivo que o anuncio terá, como por exemplo, aumentar o número de curtidas da página, promover mensagens/publicações importantes, criar direcionamentos para seu site, download de um aplicativo, entre outras diversas opções.

Uma vez definido objetivo da campanha, é hora de criar uma estratégia de marketing para os anúncios. Pense em quais diferenciais você quer divulgar e qual seria a melhor forma de chamar a atenção do seu público. Vale lembrar que o Pixel do Facebook, ou seja, o módulo de gerenciamento de anúncios, disponibiliza diversos campos, opções de layout e a chance de criar anúncios responsivos, adequados à smartphones e desktop.

Como anunciar no Facebook?

Para anunciar no Facebook o primeiro passo, e mais importante, é conhecer e entender seu público-alvo, pois é através da segmentação clara e objetiva que ocorrerá o engajamento com a campanha.

No Pixel, o gerenciador de negócios do Facebook, você poderá verificar as suas páginas e suas contas de anúncios, conforme imagem a seguir:

Clique em na sua conta de anúncios e será possível criar a sua primeira campanha.

Na sequência, acesse a aba Campanhas e clique em Criar. Se abrirá um nova tela onde você poderá gerar a segmentação de públicos-alvos, os objetivos da sua campanha, a programação de anúncios e demais informações relacionadas à estratégia de marketing.

Nesta imagem é possível visualizar a tela de objetivos de campanha.

Neste exemplo, criarei uma campanha com objetivo de alcance, para impactar o maior número possível de pessoas:

Nesta imagem, exemplificamos um nome de campanha e você pode selecionar as opções Criar teste A/B (para saber qual estratégia tem melhor desempenho com seu público) e Otimização de Orçamento da Campanha (que economiza o seu investimento, liberando créditos apenas nos momentos em que pessoas que tenham mais potencial de interação com a sua marca estejam navegando).
Na sequência, você poderá determinar quais as características que melhor definem o público que você deseja atingir. E basta seguir os passos, sempre salvando as alterações.

Por certo, a utilização de anúncios nesta rede social é uma estratégia utilizada principalmente para trazer visibilidade à marca e estreitar o relacionamento com seu público. Logo, uma boa experiência com sua marca aumenta as possibilidades de novos negócios e interações com seus clientes.

Lembre-se que ao criar uma campanha nas redes sociais, a sua equipe de vendas deve estar à disposição para responder às interações o mais rápido possível, sempre de forma amável e solícita.

Quanto custa para anunciar?

Os anúncios utilizam o modelo de links patrocinados, portanto são cobrados por clique. O Facebook possui um dos mais baratos e eficientes custos por clique médio.

O valor investido em seu anúncio, pode ser definido de duas formas:

  • Quanto você deseja gastar por dia de campanha;
  • Definir um valor fixo para toda a campanha.

Nessa lógica, a definição de investimentos poderá variar de acordo com o seu objetivo e não há uma pré-determinação de um valor mínimo para começar a investir, isso dependerá do seu caixa e de quanto você está disposto a alocar créditos em uma campanha.

Por exemplo, imagine que você quer fazer o anúncio de um item que está em promoção na sua loja. O ideal, nesse caso, seria optar pelo valor total da campanha. Desse modo, os anúncios correriam incessantemente até esgotar o seu crédito, atingindo o máximo possível de pessoas, em menos tempo. Por isso, é muito importante ter clareza nos objetivos da campanha, para traçar a estratégia mais adequada às suas necessidades e expectativas.

Em resumo, além da economia com marketing digital, o Facebook conta com uma boa segmentação e com gráficos e feedbacks diários que permitem ao usuário analisar o andamento de suas campanhas e o resultados obtidos ao longo do tempo. Permitindo, ainda, cruzar vários tipos de perfis e criar anúncios de forma específica, o que aumenta o engajamento e a interatividade com o público.

Os anúncios são uma forma simples e eficiente para aumentar a visibilidade do seu site e sua marca. É possível que as suas vendas não se transformem totalmente, do dia para a noite, pense no Facebook Ads como um meio de se tornar mais visto. Agora, com essa atenção, é chegado o momento de oferecer conteúdos que não necessariamente serão veiculados de forma paga, que gerem valor à sua marca, destacando os seus produtos e criando vínculos com aquelas pessoas que você impactou com as suas campanhas.

E então, gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre anúncios patrocinados? Recomendamos a leitura do artigo: Aprenda a divulgar sua empresa no Google [Guia Completo]

Show Full Content
Anterior Gestão de tarefas: saiba como correr menos e faturar mais
Próximo O que é e por que vale a pena empreender com a Economia Criativa

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Novidades da Versão 2.0.42 do SIGE Cloud

25 de setembro de 2018
Fechar