24 de maio de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Empresas modernas tratam a folha de pagamento como um investimento, não como uma obrigação. Elas entendem que sabotar a folha de pagamento, não só gera um passivo trabalhista e questões difíceis de serem resolvidas, mas também traz desmotivação e dificulta a retenção dos talentos, o que acaba afetando o desempenho do negócio como um todo.  Aqui vão algumas dicas para que você tenha sua folha de pagamento sempre sob controle:

1. Pague seus funcionários em dia

Algumas empresas com problema de caixa geralmente sacrificam o pagamento dos salários e encargos sociais sobre os salários porque são dívidas não-onerosas, ou seja, não pagam juros quando há atraso. Isso é um grave problema de gestão e deve ser evitado. É preciso considerar também que o funcionário conta com aquele dinheiro para poder pagar suas contas que vão vencer inevitavelmente.

2. Programe seus pagamentos

Os próprios bancos permitem que você cadastre o dia, o valor e a conta para a qual a transferência deve ser feita todo mês. Você ainda pode acompanhar essas movimentações pela Internet. Isso facilita o seu gerenciamento e evita que imprevistos te desviem do processo administrativo e atrasem o pagamento dos funcionários.

3. Tenha a classificação adequada dos seus funcionários

As relações de trabalho são diferentes com funcionários fixos, temporários, consultores. Aqui a recomendação é ter um bom contador para auxiliar quais são os encargos a serem pagos e que tipo de benefícios cada colaborador deve receber.

4. Mantenha atualizados todos os dados dos seus funcionários

As faixas de impostos sempre mudam, seja por mudanças nas leis tributárias, seja por mudanças na vida do colaborador. Por isso é importante manter uma base de dados com as informações atualizadas. O funcionário casou? Teve filhos? Foi promovido e atingiu outra faixa de taxação? Isso ajuda a empresa a se manter em dia com suas obrigações e também é benéfico para o funcionário, especialmente se ele precisar contratar um financiamento para a compra de uma casa, por exemplo.

5. Contabilize despesas extras e faça os devidos reembolsos

Despesas que a sua equipe teve desempenhando atividades de trabalho devem ser reembolsadas. É bom que a empresa tenha um fluxo e estabeleça prazos para solicitação e pagamento desses reembolsos para não se perder na contabilidade.

Confira também nosso artigo “Folha de pagamento: terceirizar é a melhor opção?clicando aqui.

Esperamos que nossas dicas possam lhe ajudar no controle de seus funcionários e seus respectivos pagamentos. Se tiver qualquer considerações para acrescentar, comente abaixo!

Show Full Content
Anterior Por que separar as contas pessoais das contas empresariais?
Próximo 5 maneiras de economizar escolhendo um ERP em nuvem

3 thoughts on “Folha de Pagamento: dicas para melhorar a sua gestão

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Dicas para criar uma apresentação comercial perfeita

25 de janeiro de 2016
Fechar