Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

O conceito de portabilidade de ERP tem sido bastante difundido no mercado empresarial. Após anos entendendo as demandas de comércio, varejo, prestadores de serviços e indústrias, muitas empresas de software vêm aderindo ao processo de portabilidade.

Como o próprio nome já adianta, a portabilidade diz respeito à boa e velha migração de dados. Ou seja, se acaso a sua empresa vem trabalhando com um ERP e está insatisfeita com seus resultados, seja pelo atendimento pós-venda ou mesmo pela falta de módulos e recursos mais robustos que atendam às necessidades do seu negócio, a portabilidade é o melhor caminho.

Afinal, ninguém quer ficar preso “para sempre” a um sistema precário, que não alinha informações ou que não lhe garante a automatização necessária.

Então, que tal entender um pouco mais sobre esse tema e quais os benefícios da portabilidade de ERP para a sua empresa? Confira!

O que significa Portabilidade de ERP?

Antes de mais nada, cabe ressaltar que esse conceito surge de uma necessidade das empresas que já trabalhavam com venda ou revenda de software ERP, em explicar melhor para os seus potenciais clientes que já vinham de experiências insatisfatórias com outros sistemas, de que era possível sim trazer todos os seus cadastros, lançamentos, vendas, notas, contratos, para dentro do novo software.

Ou seja, assim como a portabilidade de contas bancárias, a portabilidade das empresas de telefonia, a chegada da portabilidade de ERP vem como uma aposta em simplificar um processo de migração e implantação de um novo sistema, sem que a empresa perdesse nada, nem cadastros, nem tempo.

Antes de fazer a portabilidade, responda essas perguntas…

E para que esse processo ocorra da forma mais tranquila possível, é fundamental que antes mesmo de fazer uma contratação você esteja atento a alguns pontos, como:

  • Quais as reais necessidades do seu negócio que não estão sendo supridas?
  • Essa nova empresa presta um atendimento de suporte contínuo?
  • Antes da contratação, você pode solicitar uma apresentação do sistema para compreender os recursos e lhe auxiliar na tomada de decisão?
  • Quais os custos envolvidos nessa portabilidade? Você precisa pagar um valor à parte para que seja feita essa migração de dados?

Uma vez que você tenha respostas bem claras para essas perguntas, sua decisão será muito mais madura e assertiva. Atualmente, há no mercado uma série de empresas de ERP que já anunciam que fazem portabilidade. No entanto, a grande maioria cobra a mais por isso. Onerando a sua empresa por serviços que podem ser feitos gratuitamente de acordo com o tipo de licença contratada.

Nós, da equipe SIGE Cloud, fazemos todo o processo de migração gratuitamente, ele é um dos benefícios inclusos na contratação de uma licença. Desse modo, você ganha em agilidade, segurança de dados, organização e um atendimento pós-venda que lhe garante melhores resultados e conhecimento para extrair ao máximo de cada recurso do seu sistema de gestão empresarial.

Diante disso, elencamos 3 importantes razões para não contratar uma equipe de implantação à parte. Vale a pena entender o porquê!

1. Porque custa caro

Dê valor ao dinheiro da sua empresa.

Primeiramente, é preciso ter bem claro que empresas dependem de sua lucratividade para a sobrevivência. E você, como empreendedor, sabe bem disso. A questão aqui é que, depois de muitos testes e uma boa pesquisa sobre todas as soluções tecnológicas disponíveis para o seu segmento, você opta por um determinado software.

Nesse ponto, não é preciso nem explicar os benefícios de contar com esse tipo de ferramenta, tais como: integração entre setores; redução de custos; evita retrabalho manual; reúne informações precisas sobre vendas e financeiro; alinhamento com estoques e emissão de notas; gestão de clientes etc. Aliás, se o ERP que você escolheu não contempla algum destes itens, corra agora mesmo e trate de testar um ERP completo de verdade!

Bem, voltando ao assunto… Digamos que você já decidiu por determinado Sistema, quando chega o momento fechar o negócio, vem o susto no contrato: um adicional referente à consultoria de uma equipe de implantação.

Mas espera aí! Além da licença, que via de regra é cobrada anualmente, você ainda precisa pagar a profissionais da mesma empresa para implementarem o sistema no seu estabelecimento? Algo não está certo!

Esse tipo de processo costuma ser bastante oneroso. Geralmente, empresas que trabalham com processos engessados e organizadas dessa forma, acabam repassando ao consumidor (no caso, você) os custos de contratação de consultores para fazer o upload dos lançamentos e informações da sua empresa no novo sistema.

A gente tem um segredinho para contar: esse processo não tem muito segredo e equipes bem preparadas podem fazer isso remotamente, sem que seja necessário que você arque com custos de deslocamento e uma visita técnica que costuma ser bem cara. Por isso, fique atento!

2. Porque demora

Você sabe bem que tempo é dinheiro. Então não desperdice tempo!

Não apenas o empreendedor experiente, como também quem está abrindo um empreendimento, já sabe que em se tratando de negócios, tempo é sim dinheiro. Portanto, processos demorados que envolvem muitas etapas e burocracias tendem a resultar em conflito de interesses.

Por um lado, você empreendedor quer que o sistema seja implementado, para poder usufruir de informações e controles mais precisos. Em contrapartida, há uma empresa que estruturou seus processos de modo arcaico, baseada em princípios da velha economia.

Esse empresa pode até lhe fornecer um bom sistema ERP, no entanto, irá cobrar um valor alto em atendimento, consultoria e implantação. Sem contar com todos os custos que você terá no período que tardar entre a contratação e a implementação total do software.

E quem é que está disposto a assumir essa dor de cabeça? Empreendedor que se preze sabe que a nova economia é do digital, da agilidade e de processos fluidos para acompanhar o ritmo frenético das vendas, negociações e interações entre clientes e empresas. Por isso, invista em uma inovação descomplicada!

3. Porque a sua equipe não aprenderá a usar o sistema

Sua equipe não só pode como deve fazer parte de todas as etapas do processos de contratação e implementação do seu sistema de gestão.

Anteriormente mencionamos dois bons motivos pelos quais você não deveria contratar uma equipe de implantação. Afinal, adquirir um sistema de gestão empresarial deve ser um movimento natural do seu negócio. E, obviamente, empresas desenvolvedoras de software têm total condição de fornecer a seus clientes, serviços, conhecimento e ferramentas completas para a migração de dados e treinamento.

Dessa forma, se você opta por contratar uma equipe de implantação e pagar por serviços adicionais, pode estar atrasando o momento da sua própria equipe botar a mão na massa e desvendar o sistema.

Para que um software seja usual para todos os setores, é fundamental que a sua própria equipe participe dos testes, entenda as reais necessidades do negócio e mexa. Mas mexa muito, em cada um dos recursos do ERP que você contratou.

Se até aqui nossos motivos não foram suficientes para fazer você pensar melhor nas suas escolhas, a gente preparou um 4 motivo para lhe ajudar.

BÔNUS: Porque a SIGE implanta para você

A SIGE Cloud é uma empresa jovem com um motivador bem claro: a inovação. Desse modo, considerando que nascemos como uma startup 100% digital, com procedimentos acelerados, nosso modelo de negócio cresce atendendo empresas dos mais diversos segmentos. Assim, desenvolvemos uma expertise para treinar, implantar e resolver remotamente todas as dúvidas e demandas dos nossos mais de 4 mil clientes.

E claro, justamente por acreditarmos que a inovação tecnológica supre as necessidades das empresas, desenvolvemos sistemas práticos e intuitivos. Ou seja, você não precisa contratar uma equipe de implantação para migrar seus dados do seu antigo software, o que reduz seus custos. Não é preciso ficar refém de gestor de migração, o que evita perda de tempo. E melhor ainda, sua equipe pode desfrutar do melhor e mais completo Sistema ERP Online do Brasil.

Faltou alguma informação? Ah, faltou lembrar que estamos presentes nos formatos, online, offline e mobile. Proporcionando ainda mais comodidade e controle para a gestão do seu empreendimento.

Então, gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre gestão empresarial? Recomendamos a leitura do artigo: Mitos e verdades sobre Sistemas ERP Online.

Show Full Content
Anterior Novidades de Agosto da SIGE Loja
Próximo Como criar uma Pizzaria Online na SIGE Loja
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Simples e MEI: conheça o novo cronograma

8 de maio de 2020
Fechar