19 de agosto de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

O slogan de Bom, Bonito e Barato é tudo o que todos querem, não é mesmo? Mas quando se trata de Sistemas ERP Online, nem sempre essa é a melhor pedida.

Inegavelmente, empreendedores dos mais variados segmentos vivem soterrados em milhares de atribuições, preocupações ou, até mesmo, insights sobre novos produtos ou serviços.

Em meio a tudo isso, é preciso pensar em mecanismos ou ferramentas que permitam descomplicar essa rotina tão atribulada. Sem dúvida, a solução mais buscada são os Sistemas ERP Online, onde é possível integrar todos os setores de uma empresa, unificando dados e processos, o que tende a facilitar o dia a dia dos empresários. Porém, como qualquer tecnologia, existe uma série de mitos ao redor do tema dos ERPs, como as promessas de agilidade, praticidade e eficiência, que nem sempre são bem assim. Uma pesquisa rápida no Google e você ficará surpreso com a lista de dúvidas de empreendedores sobre a escolha, implantação e usos desse tipo de solução.

Por isso, no artigo de hoje, compartilhamos o Top 5 de mitos e verdades sobre Sistemas ERP Online. Seguindo nossas dicas, você estará preparado para fazer a escolha mais assertiva do software ideal para o seu negócio.

Fique de olho para não cair em nenhuma armadilha!

Mito ou Verdade?

1. Não é seguro armazenar os dados da minha empresa em nuvem.

Totalmente MITO!  Para quem está acostumado a utilizar ferramentas tecnológicas essa noção parece mesmo uma grande bobagem, mas não são poucos os empreendedores que ficam apreensivos com a ideia de ter os dados de suas vendas, estoques, financeiro e fiscal armazenados em servidores em nuvem.

Nesse sentido, outra ideia que também assombra os empreendedores é a noção de o backup de suas informações custará muito dinheiro. Pelo contrário, contar com Sistemas ERP Online, permite que micro e pequenas empresas tenham suas informações seguras por muito mais tempo em servidores de grande porte, algo que seria extremamente caro se contratado individualmente. Além disso, é possível acessá-los onde e quando quiser.

2. Todo Sistema ERP Online é completo e muito rápido.

MITO! Apesar de que para o marketing de todas as empresas que desenvolvem esse tipo de software, suas ferramentas são super rápidas, completas e eficientes. Cada caso é um caso. Logo, a melhor maneira de descobrir se a propaganda é verdadeira, é testando!

Antes de sair por aí contratando o primeiro software que vir pela frente, analise suas demandas. Uma das queixas mais comuns dos gestores é a demora nos processos. Por isso, cuidado com as promessas, experimente o programa, explore os recursos, verifique se atendem as necessidades específicas do seu tipo de negócio. Nada pior do que investir em uma solução para centralizar dados e ter mais controle e agilidade, e na prática só criar “burocracias digitais” com programas engessados. Fique atento para não cair na cilada de adotar uma ferramenta que não é flexível.

3. Minha equipe não conseguirá se adaptar ao uso de tecnologias.

Claramente um MITO! Toda mudança causa algum impacto ou possíveis desconfortos em uma equipe que está acostumada a realizar determinados procedimentos. Isso é plenamente natural. Em contrapartida, se a adoção de um Sistema ERP for conduzida como uma decisão para melhorar o dia a dia do negócio e as tarefas de cada membro da sua equipe. Sendo todos treinados para lidar com os recursos e extrair o melhor de cada funcionalidade, a adaptação será muito mais tranquila.

Além disso, pelo fato de a maioria dos ERPs em Nuvem serem modulares, as mudanças não precisam ocorrer de uma vez só. É possível fazer uma transição gradual, treinando e adaptando cada setor do seu empreendimento.

4. Vou economizar dinheiro com a implantação de um ERP.

Claro que é VERDADE! Justamente por isso sempre recomendamos que você conte com um Sistema ERP Online. Mas, evidentemente, pesquise antes de decidir! Leve em consideração um investimento inicial considerável e pense que a médio e longo prazo, o aumento na sua produtividade, a redução de retrabalho e de desperdícios, serão fatores primordiais para aumentar os seus lucros. Ou seja, você investe em economia!

5. Terei melhor embasamento para tomar decisões sobre a minha empresa.

VERDADE! Quando se pensa em um software gerencial, uma característica predominante é a centralização de informações. Dessa forma, você reúne dados detalhados sobre seu financeiro, produção, vendas, clientes, fornecedores… Com esses dados terá os subsídios necessários para projetar investimentos, aumentar o desempenho do seu negócio e corrigir pontos que não estão contribuindo para a sua gestão.

Diante desses 5 fatores que costumam gerar dúvidas na hora de escolher uma solução em Gestão Empresarial, esclarecendo mitos e verdades, esperamos que este artigo tenha lhe fornecido as noções certas para ter maior segurança em sua decisão.

Faça um teste agora mesmo!

Se preferir iniciar um teste agora mesmo, experimente conhecer as funcionalidades do SIGE Cloud. Ele é um Sistema ERP em Nuvem, desenvolvido especialmente para pequenas e médias empresas e conta com recursos de Controle Financeiro, Gestão de Vendas e Serviços, Amplo Módulo Fiscal, CRM e as melhores ferramentas de Logística.

Show Full Content
Anterior 10 Erros comuns dos empreendedores iniciantes: saiba como evitá-los
Próximo SPED Fiscal 2020: Saiba o que vai mudar e como preparar sua empresa
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Como calcular a folha de pagamento: modelo em Excel para download

27 de maio de 2019
Fechar