Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

O mercado esta em constante evolução, que deve ser acompanhada pelas empresas. Mas para adaptarem-se a algumas mudanças do cenário global, algumas empresas passam por grandes modificações, como é o caso da fusão corporativa. Para entender este processo e quando ele deve ser feito, preparamos este artigo.

O que é fusão de empresas?

A fusão empresarial trata-se de um instrumento jurídico. Ele é utilizado quando duas organizações ou mais são combinadas e geram uma nova empresa.

O que muda com a fusão de empresas?

O cenário de fusão mais freqüentemente utilizado refere-se à gestão das empresas fundidas de forma unificada. Ou seja, os cargos são divididos e as empresas passam a trabalhar juntas, onde todas as operações são organizadas dentro de uma hierarquia.

Quais fatores determinam a fusão de empresas?

No cenário empresarial existem diversos motivos que motivam a fusão entre as empresas, como diversificação dos negócios e a busca de novos ramos de atuação, a redução de riscos do mercado perante a crise econômica, entre outros. Porém o maior motivador de fusão corporativa ainda é a busca por soluções financeiras, quando a empresa possui uma boa equipe, boa infraestrutura e um produto bem aceito pelo mercado, mas passa por dificuldades financeiras, pode unir forças com outra empresa que tenha capital para investimentos.

>> Baixe nosso modelo de contrato social agora mesmo <<

Qual é a vantagem deste processo?

Quando a empresa decide fundir-se a outra organização, pode obter diversas vantagens, como oportunidades de crescimento, melhorias no processo de produção e prestação de serviço e eliminação de custos. Esta estratégia também oferece vantagens competitivas como a distribuição de produtos com menor custo bem como eliminação de concorrência e aumento de espaço no mercado.

Esperamos que nosso artigo possa esclarecer suas dúvidas. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, pergunte através dos comentários!

Show Full Content
Anterior Melhore o rendimento da empresa sem aumentar seus custos
Próximo Reajuste de Parcelas Vencidas: modelo de planilha
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Livro Diário, Razão e Caixa: identificando as diferenças entre eles

30 de abril de 2018
Fechar