Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

O período de férias normalmente é muito esperado pelos funcionários, pois proporciona descanso e a possibilidade de resolver assuntos pessoais pendentes. Este período requer planejamento, não só do funcionário, mas também da empresa, para evitar contratempos indesejados.

Para auxiliar neste planejamento, desenvolvemos uma planilha em Excel específica para controlar os vencimentos das férias de cada funcionário, bem como para calcular o valor das férias.

O que são as férias dos funcionários?

As férias dos funcionários são o período de descanso anual, que deve ser concedido ao empregado após o exercício de atividades por um ano. Ou seja, trata-se do período durante o qual o empregado suspende temporariamente seus compromissos, podendo dedicar-se ao descanso e lazer.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

Por que controlar e calcular as férias

A lei trabalhista define que o empregado deve receber suas férias após o período de 12 meses. Controlar este período, permite ao gestor definir com antecedência qual será o período em que o empregado não estará e assim reorganizar-se com essa falta temporária.

Assim, além de cumprir a legislação, pode ser definido junto ao empregado um período de férias que seja agradável ao funcionário e a empresa. Com o restante da equipe, pode ser definido qual outro funcionário fará o trabalho temporariamente durante a ausência do empregado responsável. O cálculo prévio do valor de férias que deve ser pago ao funcionário permite a organização do fluxo de caixa, incluindo o valor a pagar na previsão, entre outros assuntos que podem ser previamente definidos.

Planilha para download

Esta planilha foi desenvolvida para facilitar o controle do gestor. Sua utilização é simples e prática, e pode ser compreendida a partir da leitura do manual disponível na planilha Apresentação. Além disso, indicamos que você mantenha a planilha salva em um local seguro e de fácil acesso.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

Todos os processos da empresa precisam de planejamento. Com as férias dos funcionários não é diferente! Por isso, siga as dicas deste artigo e não passe sufoco quando algum funcionário estiver ausente.

Confira também o artigo “Como preparar o caixa da empresa para as férias de final de anoclicando aqui.

Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, comente abaixo.

Show Full Content
Anterior Plano de Ação com 5W2H: modelo de planilha para download
Próximo Como escolher o sócio ideal para começar seu negócio

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Como aplicar o conceito de Omnichannel em Pequenas Empresas?

2 de julho de 2020
Fechar