26 de outubro de 2020
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

A crise econômica atual tem colocado muitos gestores em alerta, buscando avaliar seu negocio de todas as formas, para que não seja prejudicado. Um bom planejamento estratégico irá garantir o sucesso e crescimento da empresa, através da análise de demandas específicas de cada empresa. Um método que poderá ser utilizado na montagem do planejamento é a análise do VUCA, que você entenderá do que se trata neste artigo.

O que é VUCA?

A sigla VUCA é utilizada para descrever o cenário em que uma empresa se encontra. Suas letras significam, respectivamente, volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity).

Este conceito é utilizado em visões estratégicas, para definir em que tipo de cenário a empresa está inserida. Entendendo a complexidade da situação é possível definir quais estratégias serão adotadas para transformar adversidades em vantagens. Os componentes da VUCA podem apresentar-se da seguinte forma:

Volatilidade

Uma situação volátil é inesperada, mas facilmente compreendida. Ela ocorre nas empresas quando muitas mudanças ocorrerem em pouco tempo, sem que a organização esteja preparada para elas. Nestes casos, é importante prever o que poderá ocorrer a curto, médio e longo prazo, e criar o planejamento estratégico com base nestas antecipações.

Incerteza

A incerteza é gerada quando não se obtém todos os dados necessários para uma correta tomada de decisão. No contexto empresarial, a incerteza é caracterizada pela falta de conhecimento sobre uma situação, gerando conflitos sobre qual estratégia deve ser adotada. Nestes casos, é importante realizar uma cuidadosa analise dos fatos, para evitar informações divergentes e incompletas.

Complexidade

Uma situação complexa é caracterizada por ações inesperadas e não compreendidas. Aplicando este conceito dentro das organizações, podemos verificar dificuldades no entendimento e adoção de novos processos, por exemplo. Isto corre pois são necessários esforços de diferentes setores para que os dados sejam organizados e o objetivo atingido. Por isso, contar com uma equipe competente e engajada é a melhor saída.

Ambigüidade

Uma situação ambígua é caracterizada pelas diferentes interpretações do mesmo conceito. Em contexto empresarial, a ambigüidade se apresenta nas diferenças de interpretação dos gestores para esclarecer uma determinada situação. A melhor forma de contornar esta situação é buscar conhecimento e ouvir diferentes pontos de vista. Caso a situação se aplique ao lançamento de novos produtos, criar protótipos e realizar testes é o mais indicado.

Quando utilizar o VUCA?

O estudo da empresa a partir do conceito do VUCA é realizado principalmente em momento de riscos e incertezas, que deverão ser entendidos por cada gestor. Quando o cenário for complexo e dinâmico, exigindo agilidade, tomada de decisão e visão cooperativa, a aplicação do VUCA poderá ser de boa ajuda.

Assim, facilitando a gestão de riscos e criando um planejamento estratégico bem estruturado, sua empresa conseguirá contornar a crise e atingir os objetivos.

Esperamos que nosso artigo tenha sido útil, e deixamos os comentários abertos para que você compartilhe seus impressões e dicas conosco e outros empreendedores!

Show Full Content
Anterior Liquidez Corrente: modelo de planilha para cálculo
Próximo Conheça o comportamento adequado de um bom chefe

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Aplicativos de gestão que você deve ter em seu smartphone

11 de maio de 2015
Fechar