Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

São muitas as responsabilidades de um gestor comercial: metas, emissão de notas, controle de comissão. Com tantas questões burocráticas, muitas vezes, eles ficam sobrecarregados e sem rumo. Contar com um sistema de vendas irá desafogar o time comercial, visto que por meio dele será possível gerir melhor o tempo e focar em outras questões fundamentais para o negócio.

Mas lembre-se: é importante conhecer quais são as necessidades da equipe para escolher um sistema de vendas com as funcionalidades certas. Neste post, vamos falar sobre como um sistema de vendas pode auxiliar o time comercial e como escolher a melhor ferramenta.

Para crescer, é preciso ter informações confiáveis

Além de conhecer o mercado em que está inserida, ter um plano de negócios bem definido e acompanhar os seus concorrentes, toda empresa que quer crescer precisa conhecer bem os seus resultados para tomar decisões precisas.

Para tanto, é necessário ter em mãos um relatório confiável e em tempo real, onde será possível acompanhar os indicadores-chave da companhia.

Com informações mais precisas, o gestor terá uma visão mais apurada da realidade da empresa. Já os gestores de vendas, por sua vez, terão mais orientação numérica para melhorar seu desempenho.

Acompanhamento de todo processo de vendas

O processo de venda envolve etapas, como emissão, manutenção, fechamento e faturamento.

Todas essas informações comerciais podem ser acompanhadas por um software, já que todos os dados, como orçamentos e ordens de serviço, são interligados.

Vamos ver a seguir algumas funcionalidades que todo sistema de vendas deve contemplar.

Vender é uma arte que demanda planejamento

Vender é uma arte, sim, mas é preciso organização e planejamento, além de determinação para atingir os objetivos e metas estabelecidos.

O profissional de vendas necessita de um sistema de vendas para auxiliar no planejamento, mensuração de resultados e gestão do relacionamento com o cliente.

Além disso, um software também ajuda em processos mais operacionais, como digitalização de processos, o que faz com que a equipe tenha mais tempo para focar nas vendas.

Gerenciamento do relacionamento com o cliente

O cliente deve estar no centro do processo da empresa. Isso não é novidade, certo?

No entanto, o que muitos empreendedores não sabem é que um software de vendas amplia as possibilidades do time comercial de manter um bom relacionamento com os clientes.

Como o sistema centraliza as informações dos clientes, ele possibilita o acesso por toda a equipe. Assim, é possível aumentar o nível de satisfação dos consumidores e deixar o atendimento mais rápido e personalizado.

Muitos gestores comerciais presumem que o processo acaba com a venda. É importante lembrá-los que não é bem assim e mostrar como o pós-venda, quando bem executado, contribui para realizar novas vendas para os atuais clientes, como produtos e serviços complementares.

Para isso, mostre para eles todas as vantagens que o software de vendas pode trazer para o seu dia a dia, como criar novas oportunidades através do histórico de interações com o cliente e possibilidade de fazer o acompanhamento do progresso das vendas.

Realização de análises de resultados da empresa

Em um sistema de vendas, o empreendedor consegue avaliar os resultados de toda a equipe e os individuais.

Ao medir quais vendedores estão indo bem e quais precisam melhorar, será possível dar feedbacks de forma mais assertiva.

Os próprios vendedores devem acompanhar suas vendas no sistema.

Algumas vantagens que um sistema de vendas deve ter:

  • Personalizar as propostas comerciais com a cara da empresa e aplicar em todas as vendas;
  • Possibilitar a integração com o controle financeiro, estoque e fiscal, automatizando todos os processos em um único sistema;
  • Viabilizar o controle de comissões da cada vendedor.

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