Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Saiba como o e-mail e o arroba foram criados!

O temo e-mail significa electronic mail, ou correio eletrônico. Os endereços de e-mail normalmente vêm acompanhados de uma “@” (arroba) logo depois do nome do usuário, representando que o usuário está incluso em um determinado domínio.

O e-mail como conhecemos hoje foi inventado por Ray Tomlinson, um programador dos Estados Unidos, em 1972. Inicialmente ele disponibilizada apenas o envio de mensagens entre usuários conectados em uma mesma rede de computadores, através de um aplicativo chamado SNDMSG.

Para adaptar o SNDMSG, Tomlinson usou um protocolo de transferência de arquivos chamado CYPNET. Desta forma, qualquer pessoa utilizando um computador conectado à ARPANET poderia trocar mensagens com outra pessoa que não estivesse utilizando a mesma rede. Neste cenário, a “@” foi criada para identificar quem era e de onde vinham as mensagens.

A maioria das pessoas não teve a oportunidade de ter o seu próprio e-mail na década de 70, por isso, foi apenas em meados de 1990 que começaram a surgir os primeiros serviços de hospedagem. Foi assim que surgiram marcas como Hotmail, Yahoo!, e Gmail.

Curiosidades

  • No início dos anos 70, três quartos de todo o tráfego da ARPANET eram de e-mails;
  • Em 1996 eram enviados 300 milhões de e-mails por dia, e atualmente este número chega a 150 bilhões;
  • O primeiro e-mail marketing foi enviado Gary Thuerk. Ele enviou um mesmo texto para cerca de 400 pessoas, tentando vender um novo modelo de computador. Ele também ficou conhecido por ter enviado primeiro Spam;
  • Os serviços gratuitos de e-mails foram criados em 1996, sendo que o Hotmail foi o primeiro que tornou possível que qualquer pessoa criasse uma conta de e-mail e acessasse de qualquer lugar;
  • Conforme alguns estudos atuais, cerca de 90% dos e-mails que recebem resposta, são respondidos no mesmo dia.

Show Full Content
Anterior História do disco rígido e criação do primeiro computador
Próximo Conheça a primeira tela touchscreen utilizada no mundo

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Exportações: saiba como as vendas para o exterior estão movimentando a economia brasileira

5 de maio de 2020
Fechar