Se acaso você possui uma micro ou pequena empresa, não se apresse. Saiba que como medida de enfrentamento aos obstáculos financeiros gerados pela pandemia, uma das medidas adotadas pelo governo federal foi postergar as datas de pagamento dos tributos federais.
Nesse sentido, um novo cronograma foi apresentado, garantindo um fôlego a mais para empresas classificadas nos regimes tributários de MEI e Simples.
A nova programação anunciada através da Resolução pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), diz respeito aos meses de março, abril e maio. Confira!
SIMPLES NACIONAL
Antes de mais nada, para quem fica em dúvida sobre o que é o Simples, a gente fez um resumo.
O Simples Nacional é um regime tributário simplificado. Desenvolvido para contemplar micro e pequenas empresas. Através desse sistema, vários tributos federais, estaduais e municipais podem ser recolhidos em uma única guia.
Este ano, devido à crise gerada pela pandemia e pela quarentena, os vencimentos de tributos que ocorreriam nos meses de Abril, Maio e Junho, foram prorrogados.
Novos vencimentos dos Tributos Federais:
- outubro/novembro/dezembro
Novos vencimentos do ICMS E ISS:
- julho/agosto/setembro
MEI
Tem dúvidas sobre o MEI? A gente também preparou um breve resumo sobre esse regime que enquadra milhares de microempreendedores no país.
Por certo, o MEI é um registro criado para formalizar as atividades exercidas profissionais que durante muito tempo atuaram na informalidade. Com esse registro esses profissionais tornaram-se microempreendedores individuais e garantiram direitos trabalhistas.
Com a prorrogação, os vencimentos de contribuição pessoal, previdenciária, ICMS e ISS ficarão para os meses de:
- outubro/novembro/dezembro
Para ficar por dentro de todas as medidas que estão sendo aplicadas a fim de minimizar os efeitos da crise econômica, mantendo empregos e garantindo condições de funcionamento para micro e pequenas empresas, siga acompanhando os conteúdos, notícias e dicas publicados diariamente em nossa Central de Combate à Crise.