Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

As Olimpíadas 2016 trazem muitos aprendizados!

Todos já estão se preparando para assistir a disputas emocionantes nas Olimpíadas 2016. São atletas de diversas modalidades esportivas representando várias localidades do mundo. Eles têm muitas semelhanças em comum: treinamentos árduos, superações e anos de dedicação.

O Rio de Janeiro será a primeira cidade da América do Sul a sediar os Jogos Olímpicos. O anúncio foi feito em Outubro de 2009 e, desde então, iniciaram-se as atividades para a realização desse grande evento. Mais de 140 mil pessoas estão envolvidas direta ou indiretamente com a organização das Olimpíadas 2016.

Os atletas precisam estar motivados para alcançar um bom desempenho nos Jogos Olímpicos, além de saber conviver com diferentes culturas e demonstrar respeito ao adversário. Eles são verdadeiros exemplos de superação, foco e dedicação.

São muitos os ensinamentos que as empresas podem obter com as Olimpíadas 2016. A seguir, listamos alguns deles e como podem ser incorporados em uma organização.

Criar uma equipe de trabalho eficaz

Trabalho em equipe nada mais é do que a soma de esforços para atingir um objetivo comum.

Os atletas precisam saber trabalhar bem em equipe e conviver com pessoas de opiniões e culturas diferentes, assim como os funcionários de uma empresa.

Para trabalhar bem em equipe, os membros dela precisam confiar uns nos outros. Técnicos, nutricionistas e atletas: cada um deles tem um papel importante e fundamental para atingir o objetivo alvo em conjunto.

Por isso, é preciso que eles saibam ouvir, troquem experiências e peçam ajuda quando necessário.

Como incorporar o trabalho em equipe em uma empresa?

Para formar uma equipe de trabalho eficaz, é necessário considerar as habilidades individuais exigidas para a realização das atividades e a conquista das metas estipuladas.

Não é tão difícil quanto parece fazer com que todos os colaboradores de uma empresa caminhem na mesma direção, porém organizações de todos os tamanhos ainda encontram muitos empecilhos para formar uma equipe eficiente.

Para ajudá-las a revertes este quadro, listamos algumas dicas do que pode ser feito:

  •  Estabelecer objetivos bem definidos;
  •  Ter uma comunicação eficaz;
  •  Buscar líderes que maximizem o potencial de cada pessoa;
  •  Promover a interação entre os funcionários;
  •  Dar e receber feedbacks constantemente.

Saber aonde se quer chegar

Um atleta sabe aonde quer chegar e age de forma coerente com os objetivos que pretende alcançar.

Com uma empresa não pode ser diferente. Ela precisa proclamar a que veio e planejar o seu caminho.

Assim como um atleta, a empresa vai evoluindo pouco a pouco, adquirindo e colocando novos conhecimentos em prática, aprimorando técnicas e melhorando sua forma de gerir e fazer negócio, sua comunicação com fornecedores e seus processos internos.

Nesse processo, é importante que a empresa tenha foco nos seus objetivos e busque melhorar continuamente.

Atletas de alto desempenho estudam os seus adversários em busca de alcançar a tão sonhada medalha de ouro em um evento como as Olimpíadas 2016 e reduzir o risco de serem surpreendidos no momento da disputa.

Para que as empresa obtenham sucesso, elas precisam fazer o mesmo: analisar os pontos fortes e fracos de seus concorrentes e conhecer profundamente o mercado em que atuam. Somente assim conseguirão saber como se posicionar diante de diversos cenários possíveis e se destacar no mercado.

Errar, avaliar, aprender e desenvolver: as principais lições das Olimpíadas 2016

Para receber centenas de atletas e visitantes nos Jogos Olímpicos de 2016, a cidade do Rio de Janeiro teve que se preparar e cuidar de cada detalhe.

Isso exigiu um planejamento bastante antecipado, ter um plano para lidar com problemas que possam vir a ocorrer e uma equipe bastante preparada para atuar em situações adversas.

Essa preparação não é fácil. É necessário planejar-se cuidadosamente e gerenciar projetos com eficácia para garantir que as atividades necessárias para a realização do evento sejam entregues dentro do prazo.

Além disso, todos os envolvidos precisam ter foco na entrega de resultados e aprender com os seus erros. Uma empresa também precisa estar sempre pronta para errar, avaliar, aprender e se desenvolver. Esse é uma dos principais ensinamentos que as Olimpíadas 2016 trazem para as empresas.

Conte para a gente: o que você achou deste post? Se gostou, compartilhe-o com os seus amigos por meio das redes sociais!

Show Full Content
Anterior Como preparar sua loja física para uma promoção de vendas
Próximo CEST: o que representa esta sigla e como adequar sua empresa

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

O que é código CEST e como classificar meus produtos?

10 de julho de 2019
Fechar