24 de maio de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Já falamos aqui que a promoção é uma ferramenta barata para as pequenas e médias empresas (PMEs) aumentarem suas vendas. Mas você sabe como preparar a sua loja para uma promoção?

Uma promoção bem feita ajuda a aumentar as vendas de uma loja e a conquistar novos clientes. Quando mal elaborada, no entanto, prejudica a imagem da marca.

A seguir, listamos algumas dicas para você preparar sua loja para uma promoção:

Invista na vitrine da loja

Sabemos que a visão é uma das principais responsáveis pelas decisões de compras dos consumidores.

Não à toa em datas comemorativas é difícil passar por vitrines que não anunciem descontos, principalmente no varejo.

A vitrine é, sem dúvida, o elemento da fachada que mais atrai a atenção de um possível consumidor.

Por isso, a vitrine precisa ser pensada para atrair o público-alvo desejado. Afinal, ela é um dos meios mais adequados para divulgar promoções, avisar sobre lançamentos e ações promocionais.

O que devo saber antes de montar a vitrine da minha loja?

  • Não é qualquer produto que deve ser destacado em uma vitrine.
  • Ter uma boa quantidade de estoque e variedade dos produtos que vão ser destacados na vitrine é essencial. O cliente vai ficar frustrado se não encontrar o produto exposto na vitrine no interior da loja.
  • A vitrine deve estar em harmonia com a identidade visual da marca.

Circule em ruas comerciais e nos corredores de Shopping Centers, olhe as vitrine e fique de olho nas tendências para se inspirar.

Cuide do seu estoque

Para realizar uma promoção, é preciso que o estoque seja organizado de modo que você encontre os produtos com rapidez na hora da realização da venda.

Apostar na variedade e quantidade certa é essencial para não faltar ou sobrar produtos.

Para tanto, o processo de compra e o estoque da sua loja devem ser bem gerenciados:

  • Conheça as preferências do seu cliente e o perfil de compra da região que a sua loja está inserida;
  • Escolha bem os seus fornecedores para diminuir as chances deles te largarem na mão. Um fornecedor parceiro garante prazos e não “empurra” produtos que não são relevantes para o seu negócio;
  • Não mantenha o estoque parado por tempo demais. Faça o estoque girar, mesmo praticando uma margem menor.

Mantenha a loja organizada

Em uma promoção ou liquidação, uma loja recebe um fluxo maior de pessoas do que está habituada.

Por esse motivo, é fundamental garantir que a loja esteja organizada e tenha espaço para todos se locomoverem. Cheque se o som ambiente e a iluminação estão agradáveis.

Lembre-se que uma promoção pode atrair novos clientes e oferecer uma boa experiência de compra é vital para conquistá-los.

Prepare a equipe de vendas

Os vendedores da loja devem ser capazes de explicar todas as regras e detalhes da promoção, visto que os clientes podem abordar qualquer um deles para esclarecer dúvidas.

Comunique sua equipe sobre a mecânica, as regras e o período da promoção. Pergunte a opinião deles e incentive-os a contribuir com feedbacks antes, durante e após a promoção. Eles estão em contato direto com os clientes e, por tanto, podem trazer excelentes insights para que a ação promocional seja um sucesso.

Como motivar a equipe de vendas

  • Seja um exemplo para a equipe;
  • Reconheça os colaboradores que tiveram um bom desempenho e diga o quanto são importantes para a sua empresa;
  • Invista em um ambiente que incentive o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários;
  • Garanta que os vendedores tenham todos os recursos necessários para conseguirem focar no que fazem de melhor: vender;
  • Crie campanhas de incentivo aos vendedores. Os vendedores que atingirem as metas estipuladas podem receber incentivos, como viagens e prêmios.

Resultados da promoção

Analise os resultados diariamente, como está sendo a aceitação da promoção e em qual dia da semana ocorrem mais vendas. Estabeleça indicadores de acordo com os objetivos da promoção e os acompanhe com freqüência. Ter agilidade para fazer mudanças ou corrigir algo só é possível para quem está monitorando os resultados.

Agora que você já está por dentro de como organizar sua loja para uma promoção, conte para gente: gostou das dicas? Está pronto para monitorar os resultados da sua promoção? Se sim, comente abaixo!

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