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Planeje seu novo ano começando pelo plano de vendas!

Com o novo ano já batendo à porta, é chegada à hora de planejar como você buscará novos resultados em 2016. Uma das etapas deste planejamento é a montagem de seu plano de vendas. Neste artigo, vamos tratar das três principais etapas na montagem de seu plano.

Analise suas vendas de 2019

O primeiro passo é analisar como foi o seu faturamento em 2019. O objetivo é coletar o maior número de informações possíveis para verificar o que deu certo e o que deve ser melhorado.

Você poderá analisar dados internos como: meses em que as vendas foram maiores, produtos mais vendidos e suas margens de lucro, vendedores que mais se destacam, quanto tempo a equipe precisa para atingir sua meta, entre outros fatores.

Alem disso, analise também fatores externos que influenciam diretamente em suas vendas, como: o perfil do seu cliente (idade, classe social, localização, comportamento, etc), quantos novos clientes foram conquistados e quantos foram perdidos, entre outros.

Estes dados serão necessários para guiar o seu planejamento. Assim, você poderá definir estratégias que destaquem seus produtos e atinjam o publico desejado com maior eficácia.

Conheça 2020

Alem de informações de sua empresa, você também deve conhecer o cenário em que ela esta inserida. Faça pesquisas que demonstrem como será o próximo ano, como dados e projeções econômicas, oportunidades de divulgação de empresa (como feiras e eventos), bem como alterações trabalhistas já previstas para 2016.

Busque também outros dados que possam ser relevantes para sua empresa, e que interferiram diretamente em seu faturamento. Estas informações são importantes para criar um planejamento que possa ser realmente colocado em prática no próximo ano.

Planeje 2020

Com as informações dos dois itens anteriores, é chegado o momento de decidir qual o seu foco em 2020, para então montar seu plano de vendas. Tenha em mente que este planejamento deve ter duas informações essenciais: uma meta numérica real e possível de alcance, e um prazo para atingir esta meta.

Crie seu planejamento definindo um percentual de crescimento de vendas que deverá ser atingido em 2020, conforme a analise de mercado. Depois, crie cronogramas de divulgação de produtos e atração de clientes, conforme os fatores analisados no primeiro item.

Estes cronogramas podem conter algumas ações a serem desempenhadas no decorrer do ano. Você poderá definir qual produto pode ser oferecido para cada perfil de cliente, como divulgar estes produtos e também encorajar seus vendedores a utilizarem estas informações para atingir metas.

Pode parecer difícil montar seu plano de vendas, mas lembre-se que ele é muito importante para focar o andamento de empresa. Comece a planejá-lo agora mesmo e inicie 2020 com tudo!

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1 de setembro de 2016
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