Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Comece o novo ano deixando os erros no passado!

Quando o ano chega ao fim, é comum que todos avaliem o ano que se encerra, identificando erros cometidos e o sucesso alcançado. Mas mais do que uma simples avaliação, é necessário não cometer novamente os mesmos erros, para que o sucesso seja maior ainda no novo ano. Por isso, separamos alguns erros de gestão muito comuns, para que você evite-os ao máximo (ou não os repita) em 2016.

Planejamento

Para qualquer tipo de ação, o planejamento é o primeiro passo. Não contar com um bom planejamento é um dos primeiros erros, pois reduz muito as chances de sucesso da empresa. Por isso, faça um planejamento estratégico para todo o ano, para estar sempre ao lado do seu cliente sem prejudicar os processos internos. Criando esta visão estratégica, aliando ações internas e externas, as chances de se destacar da concorrência são muito maiores.

Produtividade e metas

Converse com sua equipe sobre os processos da empresas e as tarefas adotadas em cada um, para buscar novas formas de aumentar a produtividade e diminuir erros. Compartilhar as idéias é uma forma de gerar engajamento, pois todos se sentem convidados a participar. Além disso, busque definir metas conforme o seu planejamento. Lembre-se que estas metas devem ser especificas e possíveis de realização, pois a equipe irá se motivar quando seus esforços forem traduzidos em resultados.

Gestão da equipe

Conhecer seu colaborador e sua capacidade é essencial para promover uma maior participação nos processos da empresa. Busque desenvolver em sua equipe o espírito de união, pois o trabalho em conjunto é um caminho certeiro para aumentar a produtividade. Para isso, você pode realizar dinâmicas, workshops, reuniões interativas, entre outras ações previstas no planejamento, que irão criar um ambiente agradável para engajar e reter seus talentos.

Comunicação e relacionamento

Seja comunicativo e repasse todas as informações relevantes para seus colaboradores, pois isto irá alinhá-los com os objetivos da empresa e criar uma relação de confiança. Se este tipo de interação não existia em sua empresa este ano, é necessário mudar este cenário para o próximo ano. Portanto, crie o hábito de compartilhar idéias, tarefas e objetivos com sua equipe, utilizando de uma comunicação simples e direta para criar o espírito de coletividade.

Inovação

Como já falamos no primeiro item, você deve planejar o andamento da sua empresa nos 365 dias do ano. Junto a isso, busque criar novos modelos de negócios, pensar em uma nova forma de organizar os processos da empresa, procurar uma nova forma de atender seu cliente, e outros fatores que serão decisivos no sucesso da empresa. Seja criativo e crie soluções inovadoras que irão destacar a empresa e melhorar seus processos. E mais que isso, coloque suas idéias sempre em pratica, pois elas não serão úteis somente no papel.

Esperamos que estas dicas sejam úteis para sua gestão, para que os erros sejam esquecidos e o noov ano seja muito produtivo e de muito sucesso! E se você tiver mais dicas para repassar para outros empreendedores, compartilhe nos comentários.

Show Full Content
Anterior Orçamento Empresarial: modelo de planilha para download
Próximo Plano de Vendas: veja como criar o seu para o ano novo

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Dicas eficientes para engajar sua equipe de forma simples

25 de agosto de 2016
Fechar