20 de outubro de 2020
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Se sua empresa trabalha com logística e distribuição de mercadorias, sabe muito bem que o famoso ditado que diz que tempo é dinheiro se aplica com perfeição ao seu negócio, não é mesmo? Logo, ter um planejamento de rotas de entrega de alto nível é essencial para reduzir drasticamente o tempo das entregas, bem como diminuir o consumo de combustível de sua frota e potencializar a vida útil dos carros. Ou seja, essa estratégia é um importante passo para melhorar a utilização de seus ativos e mitigar os gastos do negócio. Quer saber como é possível fazer um melhor planejamento de suas rotas de entrega? Então leia nosso post e descubra já:

Tenha um agendamento fixo de rotas de entrega diárias

É bem provável que sua empresa tenha carregamentos fixos ou ao menos reiterados para uma determinada localidade, em variação diária ou semanal, por exemplo. Pois aí está uma ótima oportunidade de testar algumas das rotas de entrega que pensa ser boas, até encontrar aquela que realmente seja a mais eficiente. Nesse teste, analise as múltiplas paradas, a quilometragem percorrida, os custos gerais e os esforços tanto de planejamento como de controle. Se suas operações forem regulares, certamente valerá a pena contar com o agendamento fixo da rota de entrega mais otimizada para uma ou outra região.

Faça o rastreamento dos veículos de sua frota

Se você rastrear os veículos de sua frota em tempo real, conseguirá identificar quaisquer anormalidades e acidentes acontecidos com seus veículos durante qualquer que seja o percurso, de modo a tomar rapidamente as ações necessárias para proteger sua carga, o motorista e seu veículo. Ao mesmo tempo, além de sua entrega sofrer o menor atraso possível, o cliente poderá ser informado sobre o problema, não ficando a ver navios.

Melhore o suporte dado a seus clientes

Alimentar bons serviços de suporte é o segredo para o sucesso de qualquer projeto de planejamento da rota de entrega. Com o monitoramento dos veículos e do andamento detalhado das entregas, os pedidos podem ser atualizados em seu sistema interno e depois repassados automaticamente aos compradores, que acompanham todo o processo. O atendimento pode ser feito por meio de chat, SMS ou disparo de e-mails de aviso. Na verdade, tomar as providências para manter o foco no atendimento ao cliente certamente proporcionará um altíssimo controle das remessas.

Considere diversos cenários e imprevistos

Se a empresa tem arquivados os históricos das vias e dos veículos, poderá se preparar melhor diante de muitos possíveis cenários, organizando planos secundários para eventuais aborrecimentos ou incidentes. Esse tipo de planejamento prévio poupa tempo na hora de decidir o melhor a ser feito nessas situações, possibilitando uma reação mais imediata e efetiva.

Desenvolva rotas com a ajuda de um software

Nada impede que você adquira mapas físicos ou baixe arquivos dos municípios onde fará suas entregas de algum site na internet, mas existe uma grande desvantagem de se planejar tudo isso à mão: será muito mais demorado traçar as rotas de entrega no mapa. Além disso, um software geralmente traz vários outros dados atualizados, especialmente relacionados a tráfego — como a indicação de bloqueios recentes na região, por exemplo. Além de criar suas rotas levando em conta distâncias, durações de viagem, vários cenários e janelas de tempo entre as entregas, qualquer alteração também se torna bem mais fácil.

Construa relatórios de otimização

Saber os resultados de cada rota de entrega traçada e da performance de seus veículos permitirá que você analise o que é melhor fazer no futuro, definindo não apenas perfis de entrega, mas também o que é melhor para cada volume de remessas ou vias a serem tomadas. Com os relatórios de trajetos e de desempenho, o gestor será capaz de detectar tendências em suas operações, calcular os gastos relacionados e identificar possíveis iniciativas de prevenção.

O planejamento adequado de suas rotas o ajudará a entregar as remessas certas para os clientes certos no tempo mais adequados. Não tem como ficar melhor que isso, não concorda? Então não perca nem mais um segundo — ou mais um centavo sequer —, deixando os clientes insatisfeitos com suas operações!

Agora nos conte como você tem planejado suas rotas de entrega! Já conseguiu identificar como pode otimizar esse processo? Comente aqui e nos conte sobre suas descobertas e experiências! Participe!

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