21 de maio de 2019
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Ouça as opiniões e feedbacks de seus clientes e descubra onde melhorar!

Todo empreendedor quer que seu negócio tenha uma boa imagem e seja reconhecido positivamente. Receber feedbacks de seus clientes é um importante passo na construção desta imagem, pois pode apontar os acertos e falhas da empresa. Para lhe auxiliar, preparamos algumas dicas estratégias para obter feedback dos seus clientes de modo eficaz.

Trate bem o cliente

Tratar o cliente com respeito e atenção deve ser primordial desde o primeiro atendimento que ele recebe de sua empresa. Isso também vale para o momento de receber os feedbacks. Quando o cliente é bem tratado e está satisfeito, ele sempre estará disposto a fornecer suas impressões, tanto boas quanto ruins.

Faça perguntas objetivas

Pergunte ao seu cliente o que você realmente deseja saber, de forma direta. Além de receber as respostas que você está buscando, também torna o processo menos cansativo para o cliente. Esta objetividade é boa para a empresa e para o cliente, que gastará pouco tempo com as respostas.

Saiba o momento de perguntar

Além de fazer boas perguntas, é importante perguntar no momento certo. Escolha um momento em que o cliente já utilizou o produto, já conversou com sua equipe e tem suas opiniões. Assim, as respostas recebidas nos feedbacks serão sinceras e sua empresa poderá pensar sobre cada uma delas.

Escolha bons canais de comunicação

A forma como você contatará seus clientes também deve ser observado. Escolha canais simples, que gerem o engajamento dos clientes e evitem contratempos. Você pode escolher mais de um meio, se assim desejar. Veja a seguir algumas formas muito utilizadas de obter feedback de forma simples:

  • Promoções: esta é uma forma muito agradável para o cliente. Convide seus clientes a responder suas perguntas e sorteie um brinde entre os participantes, ou outra forma desejada. Este método costuma conseguir um bom número de respostas.
  • Pós-venda: o serviço de pós-venda é uma boa oportunidade para conseguir um bom feedback. Utilizando este meio, o cliente pode pensar sobre o produto e o atendimento, fornecer sua opinião sincera e ainda sentir-se importante, sabendo que a empresa está interessada no que ele tem a dizer.
  • Classificação: você poderá enviar questionários online para seus clientes. Neste tipo de comunicação, o indicado é que você peça avaliação do tipo classificação, como bom, regular ou ruim.

Esperamos que nossas dicas possam lhe auxiliar a obter feedbacks de seus clientes e assim melhorar o funcionamento da empresa e a qualidade dos produtos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, compartilhe conosco através dos comentários!

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