16 de fevereiro de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

A gestão financeira dentro da empresa é essencial e pode, muitas vezes, gerar dúvidas no empreendedor. Um cálculo não muito conhecimento por gestores e que gera muitos questionamentos é a amortização. Aproveite este artigo para entender o que este termo significa e como este cálculo é importante dentro da empresa.

O que é amortização?

A amortização é a desvalorização de um ativo intangível da empresa, que irá perder valor ao longo do tempo. A base desta informação é o tempo em que a empresa está em posse do investimento, ou seja, o tempo necessário para o ativo perca seu valor, necessitando então de substituição para não prejudicar os resultados da empresa.

Qual a diferença entre amortização e depreciação?

A principal diferença entre a amortização e depreciação está no tipo de bem ou ativo considerado no cálculo. A amortização irá considerar ativos intangíveis de duração limitada ou utilização por prazo legal, como marcas, patentes, direitos autorais, know-how entre outros. Já a depreciação considera bens tangíveis que sofrem desgaste ou perda de utilidade, como maquinários, móveis, veículos, entre outros.

Como calcular a amortização

Para iniciar o cálculo deve ser considerado o valor do investimento realizado pela empresa e o tempo de vida útil até a desvalorização do bem. O cálculo consiste em utilizar o valor do investimento e dividir pelo tempo de vida útil. O resultado desta divisão informará o valor de amortização mensal ou anual, conforme a unidade de tempo utilizada.

Motivos para calcular

A utilização do cálculo na empresa traz diversas vantagens nos seguintes planejamentos:

  • Orçamento Empresarial: sabendo o valor da amortização, a empresa pode se preparar para realizar novos investimentos com antecedência. Desta forma, você poderá organizar o orçamento da empresa e realizar uma gestão de custos eficiente.
  • Carga Tributária: calculada de forma correta, a amortização poderá ser descontada do lucro da empresa, assim diminuindo a cobrança de alguns impostos.

Esperamos que você tenha compreendido o que é a amortização e realizar o cálculo. Case ainda reste algum questionamento, contate-nos através dos comentários!

Show Full Content
Anterior Cálculo de Juros: modelo de planilha para download
Próximo Como obter feedbacks e opiniões sinceras de seus clientes

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

E-commerce: erros para jamais cometer na sua loja virtual

9 de novembro de 2016
Fechar