14 de dezembro de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Ter um negócio é sinônimo de correr riscos, especialmente financeiros. Embora muitas empresas precisem fazer empréstimos e algumas dívidas para dar as caras no mercado ou expandir os negócios para aumentar a margem de lucro futuramente, é importante que essas questões envolvendo dinheiro nunca fujam do controle.  Confira algumas dicas para administrar bem seus recursos e não ter encrencas com dívidas:

Entenda a sua situação e tome atitudes 

É importante encarar o problema e agir porque desonrar suas dívidas pode trazer graves conseqüências para o negócio como perda de funcionários e até intervenções do governo, dependendo da situação. Para isso, é essencial acompanhar de perto as movimentações financeiras da empresa e ter um controle rígido das contas a pagar.

Saiba quais são suas prioridades de pagamento

É preciso refletir sobre a natureza do seu trabalho e entender em quais são suas prioridades na hora dos pagamentos. Em geral, folha de pagamento, impostos, fornecedores e parceiros de negócio, contas e cartão de crédito precisam ser pagos em dia.

Negocie condições de pagamento

O empresário precisa conversar com os seus credores e ser o mais transparente possível sobre sua situação.  Se o primeiro passo para a negociação partir da sua empresa, a chance de se chegar a condições mais favoráveis para a quitação da dívida são maiores.

Reduza os custos do seu negócio

Pense sobre os custos que podem ser cortados sem impactar negativamente o funcionamento da empresa. Tem espaço sobrando na empresa? Que tal acomodar a equipe em um espaço menor, mas ainda confortável e deixar de pagar aluguéis desnecessários? Negocie as dívidas com os seus fornecedores.

Não tenha vergonha de pedir alguns descontos, especialmente se você compra em grandes quantidades regularmente e tem um bom histórico de pagamentos. É preciso agir com muito critério nessa hora e cortar as gorduras, não a musculatura do negócio. Preste atenção e faça simulações antes de tomar decisões.

Levante recursos para pagar suas dívidas

Não é tarefa fácil, mas é bom avaliar todas as opções possíveis para evitar que uma dívida vire uma bola de neve.  Vale considerar fazer empréstimos com a família e com amigos, pois você pode conseguir taxas de juros menores do que em bancos.  Outra possibilidade é buscar novos sócios investidores.

Sua empresa tem algum outro recurso para manter as contas a pagar sob controle? Compartilhe com a gente!

Show Full Content
Anterior Aplicativos de gestão que você deve ter em seu smartphone
Próximo NFC-e: adesão do programa nos Estados Brasileiros
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Como aumentar e melhorar o fluxo de caixa da sua empresa

10 de abril de 2015
Fechar