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Antes de realizar uma compra, é cada vez mais comum que as pessoas pesquisem uma empresa na internet. Por isso, sua empresa deve contar com boas estratégias de marketing digital, para se destacar no cenário online.

Para lhe ajudar, criamos um artigo com diversas dicas para sua empresa arrasar no marketing digital. Apresentamos diversos pontos dentro das estratégias de marketing online que vão lhe ajudar a melhorar seus resultados.

O que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de atividades que a empresa realiza de forma online. Estas ações normalmente possuem o objetivo de atrair novos clientes e criar um relacionamento com eles, além de reforçar a identidade visual e posicionamento da marca.

As estratégias digitais vêm ganhando um espaço cada vez maior, pois apresentam diversas vantagens. O marketing digital permite um maior retorno sobre o investimento realizado, o processo de acompanhamento de resultados é mais simples e pode ser realizado praticamente em tempo real.

Conheça mais no artigo “Marketing Digital: minha empresa deve investir na divulgação online?clicando aqui.

Dicas para acertar no marketing digital

Adotando boas praticas online seu negócio pode melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar seus resultados. Como o marketing digital é muito amplo, separamos algumas dicas conforme as estratégias que você pode utilizar. Confira:

Site

O site da uma empresa continua sendo o ponto central do marketing digital, pois normalmente todas as ações levam o visitante ao seu site. Por isso, é importante ficar bem atento a esta ferramenta.

  • Mantenha seu site sempre atualizado, principalmente os dados de contato e informações dos produtos;
  • Trabalhe seu site com um design limpo, direcionado para a experiência do usuário (saiba mais aqui);
  • Faça um site adaptado para dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc);
  • Complete todos os metadados do seu site (tags, títulos, descrições, etc.);
  • Adote boas práticas de SEO – Search Engine Optimization;
  • Mantenha uma página de formulário simples e funcional, e contate todas as pessoas que enviarem suas dúvidas.

Conteúdo e Blog

Compartilhar conhecimento com seu cliente pode ser uma forma de iniciar uma interação com ele e construir um relacionamento. Por isso, gere conteúdo através de artigos e blog, descrevendo suas experiências profissionais e compartilhando dicas.

  • Crie um planejamento e compartilhe artigos regularmente;
  • Ative botões de compartilhamento online, para seus leitores publicarem o seu conteúdo nas redes sociais;
  • Coloque imagens durante o artigo, evitando conteúdos textuais longos. Estas imagens devem ser nomeadas conforme sua marca ou produto;
  • Otimize a URL que será exibida com as informações mais relevantes;
  • Coloque a palavras chave no titulo, e combine com outras palavras chaves no corpo do texto;
  • Tome cuidados com erros de português e pontuações;
  • Evite utilizar siglas desconhecidas para seu público alvo;
  • Não crie parágrafos muito extensos. Procure quebrar o conteúdo em parágrafos menores, de 3 ou 4 frases;
  • Evite criar apenas conteúdo auto promocional da sua empresa. Compartilhe dicas para melhorar a vida de seus clientes de forma indireta.;
  • Utilize sempre títulos chamativos, com palavras que reflitam o tema abordado de maneira objetiva;
  • Quando for escrever os artigos, comece identificando cada tópico abordado e depois escreva sobre cada um;
  • Acompanhe todas as palavras-chave importantes para sua empresa, utilizando a mesma diversas vezes em seus artigos e também no site.

Redes Sociais

As redes sociais são as preferidas do marketing digital, pois permitem uma interação direta com cada cliente. Porém, é preciso ficar muito atento para garantir o seu sucesso nestas mídias:

  • Preencha corretamente todas as informações ao criar seu perfil nas redes sociais;
  • Entenda que diferentes redes sociais possuem objetivos e públicos diferentes. Crie apenas perfis que estejam de acordo com seu posicionamento, e que serão mantidos;
  • Seja sempre cordial ao responder comentários e reclamações, lembre-se que todos os demais clientes estarão vendo a sua resposta;
  • Nunca exclua comentários negativos, fingindo que nada aconteceu. Resolva a situação e comente a solução para que todos vejam o engajamento da marca com o cliente;
  • Caso você utilize o chat das redes sociais, seja cordial e responda em poucos minutos;
  • Crie seu próprio conteúdo, que deve estar relacionado com a empresa. Não compartilhamento conteúdos de outras empresas sem autorização, nem assuntos que não estão relacionados com a sua marca;
  • Procure realizas postagens com imagens, pois elas se destacam mais e ganham maior repercussão;
  • Os visitantes do seu site estão propensos a seguir suas redes sociais, por isso, mantenha os links e botões para seus redes sociais bem posicionados no site;
  • Utilize os anúncios pagos para atingir um publico maior, normalmente impulsionando publicações 1 vez por semana. Utilize a segmentação para atingir as pessoas certas.

Veja mais dicas no artigo “Redes Sociais: como introduzir sua empresa no mundo digitalclicando aqui.

Email Marketing

Uma boa forma de manter contato com os clientes é através do envio de emails promocionais. Como esta prática é muito comum, são necessários alguns cuidados que evitam a não abertura do seu e-mail.

  • Coloque links de formulários nos seus artigos e blog, para receber os contatos e emails de seus visitantes;
  • Busque os emails dos seus seguidores nas redes sociais;
  • Não compre listas de emails, pois estes contatos não costumam trazer bons resultados;
  • Utilize um sistema de envio de e-mail marketing que identifique cada abertura e clique no e-mail que você enviou;
  • Nunca envie apenas uma imagem como corpo de e-mail, nem utilize escritos em cores vermelhas, com muitas exclamações e afirmações mentirosas. Isso aumenta a chance de seu e-mail ser marcado como SPAM;
  • Trabalhe com tipos diferentes de emails, incluindo dados promocionais, mas também divulgação de conteúdos e nutrição do relacionamento com os clientes;
  • Tome cuidado com a frequência do envio, pois o excesso de emails incomoda muitas pessoas e a falta deles pode afastar o cliente;
  • Outro cuidado essencial é o horário de envio. Ele deve ser escolhido no momento em que seu público possa realmente dedicar um tempo a ele;
  • Escolha um assunto de e-mail instigante, que demonstre o valor da sua mensagem.

Concluindo

O marketing digital esta a disposição de qualquer empresa, e pode ser seu grande aliado. Por isso, fique atento a alguns pontos importantes e o sucesso chegará até você.

Conheça também o Inbound Marketing em nosso artigo especial sobre o assunto clicando aqui.

Sua empresa tem bons resultados com o marketing digital? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários.

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