Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

O marketing digital vem ganhando cada vez mais espaço nas estratégias das empresas. Muito desse avanço se deve a facilidade de mensuração dos resultados obtidos, que pode ser acompanhado quase em tempo real.

Para que você possa acompanhar estes resultados com facilidade, preparamos este artigo. Você vai conhecer as principais métricas do marketing digital, e poderá baixar nossa planilha para calcular estas métricas com facilidade.

Resultados do marketing digital

Acompanhar as métricas certas permite que você identifique com facilidade se as suas estratégias estão trazendo resultados. Por isso, conheça três métricas que você sempre deve acompanhar:

CPL

A sigla CPL representa a métrica de Custo por Lead. Tenha em mente que o lead é uma pessoa que demonstrou interesse pela sua empresa ou seus produtos, por isso, é cada vez mais importante para a empresa construir um bom relacionamento com seus potenciais clientes.

Devido a importância deste relacionamento, é essencial que você conheça o seu custo por lead, ou seja, quanto você gasta para atrair um novo potencial cliente. De maneira geral, a fórmula para calculo do CPL é:

CPL = Investimento total em marketing / Número de leads gerados

Você deve ficar bem atento ao resultado desta conta. Quando o CPL estiver alto, ele mostra que você precisa de grandes esforços para atrais possíveis clientes, e normalmente um custo ainda maior para concretizar uma venda. Quanto mais baixo for seu CPL, melhor.

CAC

Já a sigla CAC representa o Custo por Aquisição de Cliente. Esta métrica serve para você conhecer quanto sua empresa gasta para conquistar um novo cliente. A fórmula para calculo do CAC é:

CAC = Despesas + investimentos em marketing e vendas / Número de novos clientes

Nesta conta é importante considerar todos os custos envolvidos, ou seja, marketing e vendas. Todas essas despesas somadas e comparadas ao numero de novos clientes do período, mostraram quanto esforço você precisa para realizar uma venda. Novamente temos a mesma regra do CPL: quanto menor o CAC, melhor para seus resultados.

ROI

Por ultimo, uma das métricas mais importantes para qualquer empresa. O ROI representa o Retorno sobre Investimento, e irá mostrar ao gestor qual o retorno obtido em determinada estratégia ou período. Sua fórmula é:

ROI = Receita obtida – valor investido / valor investido

O ROI irá mostrar qual foi o retorno sobre um valor investido, identificando também se você pode escalar o investimento. O ROI será positivo quando a empresa ainda tiver capacidade de produção, o que pode indicar que você deve aumentar os investimentos em marketing digital.

Planilha para download

As três métricas que apresentamos são essenciais para que você identifique se suas estratégias digitais estão no caminho certo. Para que você possa realizar estes cálculos com facilidade, preparamos uma planilha Excel.

Nesta planilha você vai informar seus custos com o marketing digital e os resultados obtidos (leads e vendas). Com isso, o calculo das métricas será realizado automaticamente.

Concluindo

Sua empresa deve investir em marketing digital, como já citamos neste artigo. Tao importante quanto investir, é acompanhar os resultados de suas estratégias, utilizando como base as métricas que apresentamos neste artigo.

Veja também as dicas do artigo “Marketing digital: dicas para melhorar sua imagem onlineclicando aqui.

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