Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Uma pequena palavra tem deixado os brasileiros aflitos: inflação.

A inflação já vem sendo sentida há algum tempo, mas se acentuou muito em 2015. O Banco Central estabeleceu a meta de inflação para o ano em 8% e próprio governo já admitiu que deve ultrapassar o teto. Consumidor com poder de compra reduzido e preço das matérias-primas nas alturas são indicadores de tempos difíceis para o empreendedor.

Para atravessar esse período de notícias negativas para a economia sem entrar em pânico, é preciso estar atento a alguns detalhes dentro da empresa. O primeiro deles é o estoque. Muito estoque faz com que o produto se deprecie, por isso é importante fazer o controle rigoroso do estoque nesse período.

Outro detalhe importante é o crédito. Para controlar a alta dos preços, o Banco Central mexe na taxa de juros, conhecida como taxa Selic. Isso faz com que o empréstimo bancário fique mais caro. Convém fazer um planejamento financeiro bem detalhado para depender menos de capital de banco nesse momento.  Os empresários brasileiros tradicionalmente não são grandes adeptos da poupança, mas, em momentos como esse, é muito bom ter reservas próprias para não perder o ritmo de investimento.

Inflação alta também significa aumento no preço da matéria-prima e pode colocar sua empresa em uma situação complicada. É interessante ampliar o número de fornecedores, aumentando automaticamente a concorrência entre eles. A mesma iniciativa vale para o produto acabado se você é um revendedor. Se tiver caixa, uma iniciativa que pode ajudar é aumentar em 20% o estoque de produtos usados com frequência, pois isso aumenta seu poder de negociação na hora da compra, principalmente se for pagar à vista.

Por fim, economize cortando as gorduras, sem atingir a musculatura do seu negócio. Sempre tem alguma coisa que pode ser reduzida na empresa. Será que vocês não estão gastando muita energia? O aumento de 30% vai ter um efeito ainda mais devastador na sua conta se não prestar atenção nesse detalhe.

A inflação alta traz inúmeros desafios de gestão que, se encarados com sabedoria, podem trazer lições importantíssimas para empresa e ela terá mais chances de prosperar e se fortalecer em tempos de bonança. Você tem alguma dica para lidar com a inflação para compartilhar? Deixe nos comentários!

Show Full Content
Anterior Estou agindo como um líder ou sendo apenas um chefe?
Próximo Como contratar um novo funcionário para a sua empresa

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Conheça os sinais de que a saúde financeira do seu negócio vai mal

15 de abril de 2015
Fechar