Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Com o início da pandemia no Brasil, em março de 2020, muitas empresas tiveram que adotar o modelo de trabalho remoto para que seus colaboradores mantivessem seus compromissos profissionais e ao mesmo tempo se protegessem do vírus. Em outras palavras, o Home Office serviu de exemplo para que este modelo de trabalho entrasse na rotina da maioria das empresas.

De acordo com uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas brasileiras adotaram o home office durante o ano de 2020. Apesar de ter sido uma mudança repentina e um pouco forçada, esta experiência serviu como um laboratório para que o home office entrasse de vez na rotina da empresa brasileira, visto que este modelo de trabalho já vem sendo executado a muitos anos em vários países do mundo. Além disso, a sobrevivência das empresas, dos negócios e até mesmo dos colaboradores dependia do trabalho remoto.

Como toda mudança, o home office também precisa ser estruturado para que seja bem-sucedido, tanto pela empresa quanto pelo colaborador. É preciso ter organização e disciplina para executar as tarefas propostas, importante separar um local calmo e livre de distrações para ter um bom desempenho.

Ao analisar o home office, trazemos algumas vantagens e desvantagens para a sua empresa. Acompanhe:

Vantagens do Home Office

Economia para colaboradores e empresa – as empresas podem economizar na questão da infraestrutura para receber esses colaboradores, quanto quanto o espaço físico. Os colaboradores economizam na questão dos gastos com deslocamento e alimentação fora de casa.

Flexibilidade – dependendo do tipo de trabalho, é possível organizar melhor o tempo das atividades do colaborador. Optando por trabalhar no momento em que se sinta mais produtivo, e ainda lidar com imprevistos do dia a dia sem atrapalhar no rendimento do trabalho.

Qualidade de vida – a ideia do trabalho remoto também leva em consideração que o colaborador possa aproveitar mais seu dia, sem perder tempo com trânsito ou outros estresses do dia a dia. Além de também poder conciliar as tarefas da casa sem perder muito tempo.

Otimização do trabalho e aumento da produtividade – como o home office se torna mais flexível, assim é possível otimizar melhor o tempo de trabalho para os colaboradores, consequentemente, definem melhor seus horários e aumentam a produtividade.

Desvantagens do Home Office

Dificuldade de infraestrutura – quando a empresa não oferece o mínimo de infraestrutura para o colaborador, como equipamentos adequados, isso pode ser um grande problema. E também, o acesso à conexões de internet rápido, pode ser outro grande problema do home office.

Distrações – o trabalho em casa deve ser muito bem administrado tanto pelo colaborador quanto pela empresa, para que pequenas coisas do dia a dia da casa não atrapalhem a produtividade do colaborador.

Isolamento Social – a falta de contato com os colegas de trabalho pode dificultar a comunicação da equipe. Por isso é essencial que a equipe tenha um cuidado e uma boa comunicação com quem está em home office.

Excesso de trabalho – muitos colaboradores já relataram que as horas de trabalho aumentaram durante o home office, e apontam isso como uma desvantagem, conforme pesquisa da  Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton e a EMLyon Business School.

Para as empresas é muito importante ter controle das atividades exercidas pelos colaboradores em home office, e algumas dicas para manter um bom contato com os colaboradores seria oferecer uma boa estrutura, promover treinamento e reuniões on-line incluindo estes que se encontram em home office, e estabelecer metas e prazos.

Modelo Híbrido

Ainda existe o modelo de trabalho híbrido, onde a empresa adota o trabalho presencial e o modelo home office. Muitas empresas ainda oferecem alguns dias de trabalho presencial e outros em home office durante a semana, podendo ser bem flexível.

De acordo com Luiz Gustavo Mariano, sócio da consultoria empresarial FLOW, “Em vez de simplesmente executar tarefas sem chance de erro, os profissionais terão espaço para se corrigir e evoluir. Isso é uma grande vantagem, mas também exigirá que eles ‘desapeguem’ cada vez mais do chefe – o que demanda maturidade dos dois lados.”

O Home Office vem crescendo muito no Brasil e vem se tornando realidade em empresas de muitos segmentos. Com todas essas informações sua empresa está ciente das vantagens e desvantagens do trabalho remoto e pode transformá-lo em muito benefícios.

Como o Aplicativo SIGE Talk pode ajudar nesse processo?

Trabalhar em home office significa realizar as atividades profissionais fora da empresa, de maneira parcial ou integral. Contudo, trabalhar em casa ainda é um fenômeno relativamente novo para muitos profissionais, incluindo os gestores. Mesmo com o advento de meios de comunicação sofisticados, como o WhatsApp, muitos empregadores acham que o trabalho remoto tem um efeito negativo na comunicação em equipe.

É verdade que a comunicação é um dos maiores desafios no gerenciamento de uma equipe de trabalhadores remotos, mas, com a abordagem correta, você pode compensar essa fraqueza. O SIGE Talk é a ferramenta essencial para facilitar a comunicação entre você e os colaboradores da sua empresa, possibilitando agilidade e consequentemente muita produtividade. O mesmo, funciona como uma rede social interna onde será possível que ocorra essa troca de informações e instrução.

O SIGE Talk é completo, nele além do contato individual é possível criar diversos canais de comunicações referenciando os colaboradores de diferentes setores. Gostou da ideia? Então, baixe grátis e conheça todas as vantagens!

Vem impulsionar sua equipe, integre-se ao SIGE Talk!

Show Full Content
Anterior Tudo que você precisa saber sobre: Pix no SIGE Bank
Próximo O que é SKU e qual a sua importância?
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Centro de Custos: o que é e como implementar na sua empresa

16 de dezembro de 2019
Fechar