Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Imagine que maravilha é poder registrar suas vendas em instantes, com total segurança, transparência e agilidade. Parece ser o sonho de todo empreendedor. Mas com os benefícios do PIX no SIGE Bank, essa pode ser a sua realidade. Vamos ver como trabalha esse recurso?

Você sabe como funciona o Pix?

A cada dia, o número de usuários de PIX só aumenta, isso porque o recurso é de extrema facilidade e agilidade. O Pix tem as duas funcionalidades que, na definição internacional, caracterizam um serviço de pagamento instantâneo:

1. O recurso fica disponível para o recebedor da transação instantaneamente.

2. O serviço de transferência está disponível 24h por dia, sete dias por semana.


Isso é possível graças a uma nova infraestrutura que foi criada pelo Banco Central especialmente para o Pix, que é o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI). Esse sistema é aberto para todas as instituições autorizadas pelo BCB e demais instituições de pagamento que desejam oferecer o serviço do Pix para os seus clientes.
No SPI, as transferências acontecem por um sistema de mensagens padronizadas que garante a comunicação eficiente, rápida e segura entre todas as instituições participantes. A liquidação do pagamento é feita em contas específicas que as instituições mantêm junto ao Banco Central no âmbito do Sistema de Pagamentos Instantâneos.
Pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves para qualquer conta da qual sejam titulares, enquanto pessoas jurídicas têm um limite de 20 chaves Pix. Como chave, os usuários podem utilizar:

  • CPF/CNPJ
  • Telefone
  • E-mail
  • Chave aleatória

Existe algum limite para usar o Pix?

Desde a criação do Pix em 2020, o Banco Central não estabeleceu um valor máximo para transferências, mas cada instituição bancária tinha carta branca para definir seu valor, desde que o limite estabelecido não fosse inferior aos limites disponibilizados para TED ou para transações com o cartão de débito.
Porém, em agosto de 2021, o Banco Central anunciou novas regras para os limites de transferência do Pix.  Entre 20h e 6h, o limite de transferências será de R$1.000. A regra também vale para transações entre contas de uma mesma instituição, cartões de débito e TED

Basicamente, para enviar uma transferência, você deve informar o valor, a chave PIX do destinatário, conferir as informações e selecionar o banco, caso seja necessário, além de autorizar a transação utilizando sua senha no aplicativo do banco.
E pronto! O dinheiro cai instantaneamente na conta do destinatário e você pode enviar um comprovante para quem recebeu o dinheiro.

Mas e as Taxas?

A taxa do Pix para Pessoa Jurídica é uma cobrança reconhecida e anunciada pelo Banco Central em novembro de 2020. Para entender melhor a resolução do Banco Central, a instituição publicou no Diário Oficial da União que os bancos estariam livres para cobrar uma taxa pelo novo serviço de transferência, para clientes empresariais.

No SIGE Bank para a utilização do PIX a taxa cobrada é de 1% por pagamento PIX realizado. Uma taxa amena em comparação com os demais bancos, que apresentam taxas como 1,4%, e 1,45% por pagamento realizado. 

O que é o SIGE Bank?

O SIGE Bank é um banco digital desenvolvido pela SIGE Cloud em parceria com uma Instituição Financeira já consagrada no mercado.
Devido a essa parceria, o ecossistema SIGE tem a Plataforma de Pagamentos Digitais, permitindo gerar boletos dentro do sistema sem a necessidade de arquivo remessa e arquivo retorno. Além disso, você também pode vincular o SIGE Bank à sua SIGE Loja para realizar cobranças automáticas dos clientes no momento de finalizar a compra. E por fim, você tem a possibilidade de enviar links de pagamentos aos clientes através de e-mail ou WhatsApp, onde o próprio consumidor informa os dados para realizar o pagamento.

A tarifa para transferência, geralmente, fica muito abaixo do valor das taxas para TED (Transferência Eletrônica Disponível), girando em torno de 0,99 a 1,50% do valor da transação, o que ainda é uma vantagem na hora de escolher dentre as duas modalidades de transferência. 

É muita praticidade e segurança em um único ERP, tudo isso para que sua empresa possa crescer cada vez mais! 

Show Full Content
Anterior Novidades de Fevereiro de 2022 do SIGE Cloud
Próximo Home office: conheças as vantagens e desvantagens para a sua empresa
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

As tendências digitais que sua empresa deve considerar

25 de junho de 2015
Fechar