Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Conheça o primeiro mouse de computador da história!

O primeiro protótipo de mouse foi criado em 1963, pelo pesquisador Douglas Engelbart, do Instituto de Pesquisa Stanford. Naquela época, a maioria dos computadores era operada com cartões perfurados, que não permitiam a interação do usuário com a máquina, e Engelbart queria aumentar o intelecto humano, sem substituí-lo por uma máquina.

A primeira demonstração do produto aconteceu em 1968. Era uma caixinha de madeira que se movia sobre pequenas rodas, tinha apenas um botão vermelho na parte superior e um cabo que saía de uma das extremidades, como a foto abaixo:

Primeiro mouse de computador

A comercialização do primeiro mouse aconteceu em 1970, com o nome “Indicador de Posição X-Y para Sistemas com Tela”. Foi lançado pela empresa alemã Telefunken, e funcionava com duas engrenagens que registravam as posições horizontais e verticais do cursor. A popularização do mouse aconteceu em 1982, quando a Apple lançou o sistema de “apontar e clicar”, e iniciou a comercializar o mouse com mais uma tecla.

Mouse óptico

Em 1980 começaram os trabalhos em um projeto para melhorar a usabilidade do mouse, fazendo com que em 1999 a Microsoft lançasse a primeira versão comercial do mouse óptico. O modelo IntelliMouse com IntelliEye funcionava sobre quase todos os tipos de superfícies, e apresentou muitas melhoras na usabilidade.

A principal característica do mouse óptico era que a “bola” do mouse mecânico foi substituída por um LED infravermelho. Isso fazia com que o mouse não acumulasse sujeira, evitando que o usuário precisasse abrir e limpar o dispositivo. Alem disso, a séria IntelliMouse também foi pioneira na incorporação da “Scroll Wheel”, a roda de rolagem da tela.

Com a evolução dos modelos de mouse óptico, o LED foi substituído por um laser díodo e começou a alavancar suas vendas em 2004. Hoje, esse é o modelo de mouse mais utilizado no mundo.

Show Full Content
Anterior Fatura / Parcela: modelo em Excel para download gratuito
Próximo Telefone Celular: conheça a história de sua criação

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Black Friday: 7 dicas infalíveis para aplicar na sua loja física

8 de outubro de 2018
Fechar