Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Conheça a história do disco rígido e a criação do primeiro computador!

Existem muitas versões sobre a criação do computador, com ou sem a utilização de um disco rígido. Cada uma dessas histórias possuem sua característica e importância, e nos fazem avançar até os anos 1940, quando os computadores mecânicos deram lugar aos computadores de uso geral. Nesta época, o grande destaque era para os computadores a válvula, sendo o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) o principal equipamento desta época. Criado em 1946, durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, por John Eckert e John Mauchley, e é tido como o primeiro computador digital eletrônico programável de uso geral.

Nos anos 1950, temos o feito mais importante da historia do computador. Estamos falando do primeiro computador do mundo a utilizar disco rígido (HD), como acontece até hoje. Trata-se do 305 RAMAC da IBM, lançado em 1956 (foto acima). Suas dimensões eram de 152,4 centímetros de comprimento, 172,72 centímetros de largura e 73,66 centímetros de altura, e pesava cerca de uma tonelada.

Este primeiro disco rígido foi criado a pedido da Força Aérea dos EUA. O HD RAMAC 305 era formado por um conjunto de 50 discos de alumínio, com 61 centímetros de diâmetro. Eles giravam a 3.600 rotações por minuto, cobertas por uma fina camada magnética. No RAMAC era possível armazenar um total de 5 milhões de caracteres (5 megabytes), o que era um verdadeiro feito para a época.

De lá para cá, muitos foram os avanços na área. A IBM foi lançando versões aperfeiçoadas dos HDs, até outras empresas também começarem a trabalhar com estes dispositivos. Essa evolução do disco rígido beneficiou muito os usuários, pois com o aperfeiçoamento do HD, ele aumentou sua capacidade de armazenamento e processamento. Atualmente, os discos rígidos são menores do que o RAMAC 305, cabendo em notebooks e tablets, onde os modelos mais comuns costumam armazenar 8GB de dados.

Show Full Content
Anterior Telefone Celular: conheça a história de sua criação
Próximo E-mail e arroba: saiba como surgiram estas formas de comunicação

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Administração do Tempo: planilha Excel para download

19 de dezembro de 2016
Fechar