Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Como anda a Gestão de Frotas na sua empresa? Aprimorar processos diariamente é regra de ouro em qualquer negócio. E se você quer aumentar a rentabilidade e reduzir custos, uma Gestão de Frotas eficiente pode ser um grande diferencial competitivo.

Por isso, nós da equipe SIGE Cloud, criamos este artigo. Nele compartilhamos passos importantes para otimizar o controle de frotas e promover ainda mais satisfação aos seus clientes.

Gestão de Frotas: o que é e porque é importante?

Mais que um registro de todos os veículos que sua empresa possui, a gestão de frotas diz respeito à análise e ao  controle das atividades logísticas que esses veículos estão destinados a realizar.

Nesse sentido, para evitar gastos desnecessários, aprimorar o nível do serviço, planejar ações e buscar aumentar sua receita, uma adequada gestão de frotas é muito importante. Pois permite acompanhar pontos como:

  • Abastecimentos;
  • Trocas de óleo;
  • Manutenções;
  • Multas;
  • Seguros;
  • Itinerários;
  • Prazos de entrega;

Caso esses pontos não sejam observados, terão impactos altamente negativos no seu orçamento. Por isso, se você quiser saber mais sobre erros comuns na Gestão de Frotas, leia o artigo Gestão da frota: como impacta nos resultados da empresa.

Agora, se você quer mesmo entender como adotar um processo de Gestão de Frotas eficiente e lucrativo, siga lendo este artigo!

Passos para um processo eficiente

Antes de mais nada, é imprescindível entender as necessidades da sua empresa e as falhas nos processos que vêm sendo adotados. A partir daí, cabe a você e à sua equipe, estruturar um novo processo com base nos seguintes passos:

1 – Identificar sua estrutura e consumo

Quantos veículos sua empresa possui? Quantas entregas são realizadas mensalmente? Qual o valor investido em manutenção de veículos? Você sabe qual a quilometragem que cada um desses veículos percorre? Qual a vida útil das peças?

Responder a todas essas questões é fundamental para começar a compreender a realidade estrutural do seu negócio. Pois com estes primeiros dados, é possível criar um panorama detalhado das despesas. Analisando essas questões, é possível estabelecer uma média de consumo da frota, identificando quais veículos consomem mais e quais são mais econômicos. Além de destacar aqueles que precisam de revisão ou devem ser trocados.

Essa fase inicial do processo é a mais importante. Pois, a partir deste cenário, você e sua equipe poderão traçar metas, identificar pontos críticos e propor melhorias.

2 – Políticas de Logística

As políticas de logística dizem respeito às regras de contração e execução dos serviços logísticos. Por exemplo:

  • conduta de seus motoristas no trânsito;
  • treinamento de equipe de entrega;
  • jornada de trabalho;
  • acondicionamento dos produtos a ser entregues;
  • prazos de entrega;
  • bom relacionamento com os clientes.

Esse é um passo bastante importante e decisivo na busca pela satisfação dos clientes. Essa satisfação, por sua vez, é elemento chave para a fidelização. Estando, com isso, diretamente ligada a sua rentabilidade.

A final de contas, tome-se como exemplo. Você continuaria comprando ou recomendaria para alguém, uma empresa que atrasa a entrega de seus pedidos?

3 – Ter a tecnologia como sua aliada

A decisão estratégica mais acertada para uma Gestão de Frotas eficiente é buscar por soluções tecnológicas. Exemplo disso são os softwares de gestão empresarial. Já que esse tipo de ferramenta possibilita automatizar e integrar todo o processo de controle de frotas, aos demais processos existentes em seu negócio (como controle de estoques e financeiro). Dessa forma, você poupará tempo e esforços, otimizando as operações da sua empresa.

Com SIGE Cloud, é possível acompanhar todas as informações de seus veículos com poucos cliques e total segurança. Através de uma plataforma moderna, integrada e simples de manejar, o SIGE Cloud é a opção certa para otimizar todos os seus controles.

Por isso, não perca mais tempo e decida, hoje, dar o primeiro passo para o sucesso de seu negócio em 2019. Invista no software de Gestão de Empresas mais completo do mercado brasileiro!

Show Full Content
Anterior Como fazer uma gestão de compras eficiente?
Próximo Como fazer uma boa gestão de contratos?
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Parceria entre SIGE Cloud e Unilever oferece sistema para Kibon

24 de agosto de 2017
Fechar