Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Sua startup acabou de chegar ao mercado e você está tendo alguns prejuízos? Não se preocupe, isso é comum na maioria dos negócios durante o início. A pergunta mais importante é: em quanto tempo os números vermelhos se tornarão azuis?  Para responder a isso, seu planejamento estratégico deve está atrelado a uma boa contabilidade.

Isso porque um prejuízo pode ser decorrente, por exemplo, de receitas decrescentes ou de despesas crescentes. Note que esses dois motivos são completamente distintos, e apenas uma boa gestão contábil lhe permitirá monitorar seu negócio.

Por isso, confira aqui 5 dicas para não perder tempo nem dinheiro com a contabilidade:

1 – Só contabilize contas da própria empresa

Alex Atala, o maior chefe brasileiro da atualidade, afirma que um dos erros cruciais na gestão de seus negócios foi misturar as contas dos diferentes restaurantes, pegar um pouquinho deste pra cobrir aquele… No final, ele teve que investir muito dinheiro para poder acertar tudo e descobrir quais negócios davam lucro e quais davam prejuízo.

Essa miscelânea de contas, principalmente com contas pessoais, costuma ser o motivo de ruína de muitos negócios, que perdem o controle dos gastos e despesas e já não sabem mais como fazer para a conta fechar. Por isso, tenha sempre uma conta diferente para cada negócio e nunca mescle com movimentações pessoais.

2 – Contas na “ponta do lápis”? Nunca mais

Já falamos num post aqui: aquele velho caderninho herdado do avô para administrar as contas do armazém ficou no passado. Hoje em dia, já há bons softwares de gestão financeira à disposição para o controle de todo o seu negócio, de projeção de fluxo de caixa a armazenamento de notas fiscais. Aqueles com tecnologia em nuvem (cloud) trazem ainda mais vantagens, pois permitem acesso remoto a qualquer hora e de qualquer lugar.

3 – Contabilidade é hábito. Adquira!

Você confere seus e-mails logo cedo para organizar as prioridades e programar seu dia, certo? Com a contabilidade também deve ser assim. Adquirir o hábito de acompanhar os números da empresa, como o fluxo de caixa e outros relatórios, é uma tarefa que o ajudará a ter suas metas financeiras sempre presentes.

Organize todos os seus registros, guarde os contratos, notas fiscais e documentos e sempre faça cópias eletrônicas dos papéis mais importantes. E não deixe de fazer backup de tudo com uma periodicidade (semanal, por exemplo).

4 – Dedique um tempo para fazer o negócio crescer

Quem pensa que contabilidade é só preencher planilha e pagar imposto, está perdendo uma grande oportunidade de fazer o negócio crescer. A gestão contábil é como um exame médico: numa análise profunda, é possível compreender o passado, enxergar a situação atual e planejar o futuro. As decisões tomadas em cima dos números contabilizados são o que fazem a diferença para a saúde do seu negócio.

Por isso, separe um tempo na semana para analisar sua contabilidade com profundidade e fazer ajustes mais acertados.

5 – Conte com um profissional

Não espere aparecerem os problemas para pedir ajuda de um profissional, pois isso pode sair muito mais caro no final. Antes de tirar a startup do papel, procure um especialista e levante todo tipo de gasto que pode incorrer. Assim você já sabe onde pode enxugar quando as contas apertarem ou tomar a decisão de dividir o lançamento em etapas, para que o fluxo de caixa se estabilize mais rapidamente.

E, para evitar dores de cabeça, sempre procure profissionais com boa confiabilidade no mercado e experiência com empresas iniciantes. Uma dica é buscar contadores ou escritórios contábeis especializados em nichos de mercado (leia mais aqui), que poderão se antecipar às mudanças e variáveis do seu segmento.

Show Full Content
Anterior Crise: como sua empresa deve enfrentar e superar esta situação
Próximo Filtros: benefícios de sua utilização no sistema do gestão

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Conheça os erros que fazem as empresas decretarem falência

6 de abril de 2015
Fechar