Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

As redes sociais mudaram a forma como empresas e clientes se relacionam. Isso faz com que os usuários utilizem cada vez mais as redes sociais como meio de comunicação e canal de compra.
Por isso, criamos este completo artigo, nele trazemos exemplos práticos de como as suas redes sociais podem transformar sua jornada de vendas.

Aplicativos de mensagens instantâneas – como Facebook, WhatsApp e Instagram – se tornaram os meios de comunicação preferidos para esse contato.

E para tornar essa relação mais produtiva e rentável para o seu negócio, acompanhe essas dicas:

1. Interação

Você deverá interagir com seu público alvo. Através das redes sociais poste dicas e conteúdos sobre o que seu público quer saber.
Utilize as enquetes e caixinhas de perguntas disponíveis nos stories do Instagram ao seu favor. Produza conteúdos engraçados e divertidos, fazendo assim com que seu cliente interaja e compartilhe seus posts.

Cada rede social possui um perfil de usuários diferentes, por isso, pesquise estratégias de posts que funcionam melhor nelas.

2. Rapidez

Responda os comentários, perguntas e interações dos seus clientes. Não responder, pode passar a impressão de estar “ignorando” o cliente e isso não faz bem para a imagem da sua empresa.
Por isso, esteja sempre atento a cada interação dos seus clientes através das redes sociais da sua marca. Quanto menor o tempo de resposta, melhor, pois a ideia de esperar demais frustra os usuários.
Ao enviar um e-mail, é costume ter de esperar para receber uma resposta, mas as redes sociais são canais de respostas imediatas.

3. Comentários Negativos

Você não deve ter medo de receber reclamações ou críticas nas redes sociais. Uma reclamação recebida nas redes sociais é vista por inúmeros clientes, assim sua reação deve ser positiva.

Por isso, prepare-se para este conteúdo negativo e planeje algumas respostas para estes possíveis comentários. O mais importante, é mostrar que você se importa, compreende e valoriza a opinião deste cliente que está reclamando.

Além disso, tente levar esta conversa para um canal mais privado – WhatsApp, inbox de redes sociais, e-mail… – para que você possa conversar e entender o problema que está ocorrendo. O objetivo não é esconder a reclamação, mas sim conversar melhor sobre o problema e evitar novos conflitos.

4. Cumpra com o que é proposto

Se existe uma coisa que decepciona um cliente é ele se sentir enganado! Por isso, fique atento às informações, fotos e demonstrações publicadas dos seus produtos.
Foque em divulgar seu produto através de parcerias, assim, seus consumidores poderão analisar se realmente seu produto cumpre aquilo que propõem.
Utilize também ao seu favor, os comentários positivos de seus clientes. Faça stories divulgando comentários recebidos através do inbox ou de alguma publicação para passar confiança sobre seu produto.

As redes sociais oferecem excelentes oportunidades para a sua empresa melhorar o relacionamento com seus clientes e ainda atrair novos. Basta você aplicar estas dicas e continuar buscando fazer o melhor para sua empresa e clientes.

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15 de setembro de 2016
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