Como anda a Gestão de Frotas na sua empresa? Aprimorar processos diariamente é regra de ouro em qualquer negócio. E se você quer aumentar a rentabilidade e reduzir custos, uma Gestão de Frotas eficiente pode ser um grande diferencial competitivo.
Por isso, nós da equipe SIGE Cloud, criamos este artigo. Nele compartilhamos passos importantes para otimizar o controle de frotas e promover ainda mais satisfação aos seus clientes.
Gestão de Frotas: o que é e porque é importante?
Mais que um registro de todos os veículos que sua empresa possui, a gestão de frotas diz respeito à análise e ao controle das atividades logísticas que esses veículos estão destinados a realizar.
Nesse sentido, para evitar gastos desnecessários, aprimorar o nível do serviço, planejar ações e buscar aumentar sua receita, uma adequada gestão de frotas é muito importante. Pois permite acompanhar pontos como:
- Abastecimentos;
- Trocas de óleo;
- Manutenções;
- Multas;
- Seguros;
- Itinerários;
- Prazos de entrega;
Caso esses pontos não sejam observados, terão impactos altamente negativos no seu orçamento. Por isso, se você quiser saber mais sobre erros comuns na Gestão de Frotas, leia o artigo Gestão da frota: como impacta nos resultados da empresa.
Agora, se você quer mesmo entender como adotar um processo de Gestão de Frotas eficiente e lucrativo, siga lendo este artigo!
Passos para um processo eficiente
Antes de mais nada, é imprescindível entender as necessidades da sua empresa e as falhas nos processos que vêm sendo adotados. A partir daí, cabe a você e à sua equipe, estruturar um novo processo com base nos seguintes passos:
1 – Identificar sua estrutura e consumo
Quantos veículos sua empresa possui? Quantas entregas são realizadas mensalmente? Qual o valor investido em manutenção de veículos? Você sabe qual a quilometragem que cada um desses veículos percorre? Qual a vida útil das peças?
Responder a todas essas questões é fundamental para começar a compreender a realidade estrutural do seu negócio. Pois com estes primeiros dados, é possível criar um panorama detalhado das despesas. Analisando essas questões, é possível estabelecer uma média de consumo da frota, identificando quais veículos consomem mais e quais são mais econômicos. Além de destacar aqueles que precisam de revisão ou devem ser trocados.
Essa fase inicial do processo é a mais importante. Pois, a partir deste cenário, você e sua equipe poderão traçar metas, identificar pontos críticos e propor melhorias.
2 – Políticas de Logística
As políticas de logística dizem respeito às regras de contração e execução dos serviços logísticos. Por exemplo:
- conduta de seus motoristas no trânsito;
- treinamento de equipe de entrega;
- jornada de trabalho;
- acondicionamento dos produtos a ser entregues;
- prazos de entrega;
- bom relacionamento com os clientes.
Esse é um passo bastante importante e decisivo na busca pela satisfação dos clientes. Essa satisfação, por sua vez, é elemento chave para a fidelização. Estando, com isso, diretamente ligada a sua rentabilidade.
A final de contas, tome-se como exemplo. Você continuaria comprando ou recomendaria para alguém, uma empresa que atrasa a entrega de seus pedidos?
3 – Ter a tecnologia como sua aliada
A decisão estratégica mais acertada para uma Gestão de Frotas eficiente é buscar por soluções tecnológicas. Exemplo disso são os softwares de gestão empresarial. Já que esse tipo de ferramenta possibilita automatizar e integrar todo o processo de controle de frotas, aos demais processos existentes em seu negócio (como controle de estoques e financeiro). Dessa forma, você poupará tempo e esforços, otimizando as operações da sua empresa.
Com SIGE Cloud, é possível acompanhar todas as informações de seus veículos com poucos cliques e total segurança. Através de uma plataforma moderna, integrada e simples de manejar, o SIGE Cloud é a opção certa para otimizar todos os seus controles.
Por isso, não perca mais tempo e decida, hoje, dar o primeiro passo para o sucesso de seu negócio em 2019. Invista no software de Gestão de Empresas mais completo do mercado brasileiro!