Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Para que o gestor possa identificar facilmente todos os valores que saem do caixa, e como isso influencia nos resultados, é preciso conhecer bem as diferenças entre custos, despesas e gastos, que já explicamos neste artigo. Mas, além disso, também é preciso saber diferenciar e classificar cada despesa.

Por isso, preparamos este artigo para lhe ajudar. Com ele você vai conhecer os tipos mais comuns de classificação das despesas. Além disso, apresentamos algumas ferramentas que vão lhe ajudar a controlar bem seus dados. Confira!

O que são despesas?

As despesas são um dos tipos de contas a pagar que podem existir no seu fluxo de caixa. Elas representam os gastos que são relativos à administração da empresa e que não possuem influencia direta com a produção dos itens que serão vendidos.

Estamos nos referindo a áreas como comercial, marketing, financeiro, recursos humanos, entre outras. Estas áreas são essenciais para manter a empresa funcionando e aumentar as receitas, mas não possuem ligação direta com os produtos que são produzidos ou os serviços que são prestados.

Classificação de despesas

As despesas podem ser classificadas em dois grandes grupos, que são:

  • Despesas Fixas: são aquelas previsíveis, que o gestor sabe que terá que pagar mesmo que não influenciem no volume de produção. Ou seja, mensalmente a empresa deve arcar com os valores, independente da quantidade de itens produzidos, exemplos: salários, aluguel, impostos, contas de água, luz, telefone, entre outras.
  • Despesas Variáveis: esses são valores imprevisíveis, que podem eventualmente acontecer sem qualquer controle do gestor. Alguns exemplos são as manutenções não previstas em equipamentos, incidentes na produção, gastos com processos, entre outras.

Ferramentas para auxiliar sua gestão

Para facilitar a gestão do fluxo de caixa, o gestor pode contar com diferentes ferramentas para lhe ajudar. Uma destas opções são as planilhas em Excel, ferramentas simples para quem está começando. Nós disponibilizamos gratuitamente uma planilha de demonstrativo de gastos, custos e despesas, onde você pode classificar todos os valores que saem do seu caixa em cada mês, comparando o projetado e realizado. Você pode baixar esta planilha gratuitamente abaixo:

 

Baixar Planilha Demonstrativo de Gastos

 

Outra opção, ainda mais vantajosa e eficiente, é utilizar um sistema de gestão online. Através de um ERP o gestor tem mais controle sobre todos os processos da empresa, e pode acompanhar tudo em uma única plataforma. O Sige Lite é um sistema online e offline, com ferramentas que permitem controlar todas as despesas de forma eficiente, integrando com as receitas. E tudo isso é Gratuito! Baixe agora:

>> Baixe o Sige Lite GRÁTIS <<

Concluindo

Classificando corretamente suas despesas, o gestor pode acompanhar com maior facilidade todos os valores que saem do caixa. Assim, fica fácil identificar onde a empresa está gastando mais e diminuir estes valores, para aumentar seus resultados.

Você já classifica suas despesas? Compartilhe suas experiências conosco e com outros gestores através dos comentários!

Show Full Content
Anterior Demonstrativo de gastos, custos e despesas: planilha para download
Próximo Lucratividade: o que representa e como calcular a sua

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Estou agindo como um líder ou sendo apenas um chefe?

1 de junho de 2015
Fechar