Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Todo empreendedor sabe bem das dificuldades inerentes à criação e à gestão de uma empresa, não é verdade? Organizar e separar as despesas e por centro de custos então nem se fala! Apesar de essa organização ser essencial para que a gestão se torne ainda melhor, nem sempre é fácil saber como ou por onde sequer começar.

E foi pensando nessa dificuldade que resolvemos criar o post de hoje, explicando como o centro de custos na gestão de uma empresa pode fazer toda diferença! Quer saber mais sobre esse recurso e como ele pode ser aplicado? Então acompanhe:

O que afinal é o centro de custos na gestão de uma empresa?

Pode-se dizer, basicamente, que custo é tudo aquilo que a empresa emprega para gerar seu processo produtivo ou prestar seus serviços, certo? Assim, um centro de custos nada mais é que um processo por meio do qual as áreas da empresa passam a ter divisões, assim como os custos referentes a elas.

Esses centros de custos podem ser segmentados em produtivos e administrativos. Como já é de se esperar, os centros produtivos abrigam os custos diretamente relacionados à produção e à prestação de serviços da empresa. É possível separar um centro de custo para a compra de matéria-prima, outro para embalagens e assim por diante. Ressaltando que essa separação pode ser feita por setor ou por processos, cabendo ao gestor tomar essa decisão sobre como prefere organizar suas contas.

Já os centros de custos administrativos estão ligados às áreas que não possuem influência direta na produção, mas que são absolutamente necessárias ao funcionamento da empresa. Essas são as áreas financeiras, de Recursos Humanos, de logística e marketing, por exemplo. Nesses centros de custos é possível separar os departamentos e as próprias contas — incluindo contas de gastos com divulgação e comunicação, mão de obra, frete e tantas outras que sejam necessárias para que a empresa continue funcionando adequadamente.

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Quais são as vantagens de implementar centro de custos?

Como todo gestor deseja obter, sempre, a maior eficiência e o mais alto nível de organização em sua empresa, a utilização do centro de custos na gestão é praticamente obrigatória, permitindo que se alcance mais eficiência nos assuntos financeiros da organização. Com os gastos alocados adequadamente em seus lugares, o empreendedor passa a poder identificar melhor quais são suas maiores despesas, quais delas tomam a maior fatia dos lucros e, ainda, verificar onde pode implementar melhorias.

Dessa forma, o gestor tem acesso a uma base ainda maior de informações, passando a ter uma visão infinitamente mais clara na hora de analisar a rotina de sua empresa e estabelecer planos de ações e novas estratégias que o ajudarão a obter melhores resultados.

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Como aplicar o modelo de centro de custos na gestão da empresa?

Como dissemos anteriormente, os centros de custos são separados por áreas ou por processos. Por isso, para implementar essa divisão, primeiramente é preciso identificar todos os custos que a empresa possui, tanto os produtivos como os administrativos, identificando também em quais categorias eles se encaixam. Custos com salários, benefícios, férias e FGTS, por exemplo, devem ser alocados no centro de custos de Recursos Humanos. Já custos com fretes, manutenções de veículos e combustíveis devem ser alocados no centro de custos da área de logística. Custos com matéria-prima, energia elétrica e embalagens, por sua vez, devem ser direcionados para o centro de custos da produção. E assim por diante.

Como se pode ver, o modelo de divisão por centro de custos na gestão de uma empresa permite que o gestor organize detalhadamente onde seus custos se encontram e analise separadamente cada um deles, o que permite identificar melhor onde podem ser feitas melhorias e eventuais cortes.

Agora comente aqui e nos conte como é feita a gestão financeira da sua empresa! Compartilhe suas experiências conosco!

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