Conhecer seu cliente é o primeiro passo para agradá-lo e mantê-lo fiel a sua empresa. Para isso, é necessário manter o cadastro de clientes sempre atualizado e organizado.
Pensando em facilitar este processo dentro da sua empresa, preparamos este artigo. Nela. Você poderá baixar uma planilha Excel que desenvolvemos especificamente para realizar o cadastro de clientes e acompanhar as preferências de cada um.
O que é um cliente?
É considerado como cliente toda pessoa que decide pela compra de um produto ou serviço, concordando com o pagamento de um determinado valor pelo mesmo. Ou seja, cada pessoa que realiza uma compra na sua empresa e efetua o pagamento dos itens desejados pode ser considerado um cliente.
Por que manter um cadastro dos clientes?
Cadastrar seu cliente é o primeiro passo para construir um relacionamento com cada um. Veja alguns motivos para manter um cadastro organizado e atualizado:
- Informe as novidades: quando você possui os dados de contato do cliente, pode mantê-lo informado sobre as novidades de sua empresa, obter feedbacks e aumentar as vendas. As novidades podem ser informadas através de emails, telefonemas, redes sociais entre outros meios de comunicação.
- Oferecer produtos complementares: além dos dados de contato, mantenha um cadastro de todas as compras do cliente. Assim, você pode sugerir novos produtos ao cliente, com base nas compras que ele já realizou.
- Mantenha os contatos registrados: o cliente oferece a oportunidade da sua empresa se relacionar com ele quando passa seus dados para contato. Aproveite esta oportunidade para manter um relacionamento com ele! Converse com ele para verificar se suas necessidades foram atendidas, se o atendimento foi satisfatório, se tem alguma sugestão, enfim, faça-o sentir-se importante!
Planilha para cadastro de clientes
Para facilitar o cadastro de cliente, preparamos uma planilha em Excel simples e completa. Com ela, você pode simplificar o processo interno de cadastro de cliente, informando os dados básicos de contato com cada pessoa.
Você poderá informar também as preferências de cada cliente, e com estas informações realizar ações estratégicas para aumentar suas vendas. Conhecer o seu cliente é o primeiro passo para criar um bom relacionamento forte e duradouro.
Concluindo
O cadastro de cliente é essencial em qualquer empresa, de todos os ramos de atuação e tamanhos. Esse é o primeiro passo para construir um relacionamento com cada cliente e desta forma destacar-se cada vez mais da concorrência.
Leia também o artigo “Fidelizar clientes e transformá-los em fãs da marca: saiba como” clicando aqui.
Esperamos que nosso artigo tenha lhe ajudado. Aguardamos suas sugestões e considerações através dos comentários!
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