Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Para que a empresa tenha um bom resultado, é importante contar com profissionais engajados, como já comentamos neste artigo. Para que o gestor, ou líder, saiba como está a evolução da equipe e de cada funcionário individualmente, quem está realmente engajado com os princípios da empresa, é necessário acompanhar o dia a dia organizacional. Neste contexto, uma metodologia bastante adotada é a avaliação de desempenho.

Para explicar melhor o que é uma avaliação de desempenho e como ela deve ser feita, acompanhe este artigo. Além de esclarecer estes pontos, disponibilizamos uma planilha Excel de avaliação de desempenho para download.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

O que é uma avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta muito utilizada na gestão de pessoas, e tem o objetivo de analisar e acompanhar a evolução de cada colaborador durante seu tempo de serviço.

A partir desta avaliação é possível identificar as características positivas e negativas de cada colaborador. Isto revelará se o funcionário possui uma postura profissional adequada com as diretrizes da empresa.

Quando a avaliação for positiva, o colaborador pode servir de exemplo para os colegas. Em caso negativo, é possível traçar um plano estratégico com ações e prazos definidos para guiar o colaborador em seu crescimento profissional.

Avaliação de desempenho por competência

A avaliação de desempenho por competência é utilizada para avaliar diferentes aspectos do funcionário. Normalmente, estes aspectos são baseados na intercessão entre três pilares:

– Conhecimento: ter domínio sobre a informação; saber o quê e porquê fazer;

– Habilidade: conhecer a técnica; saber como fazer;

– Atitude: ter determinação para colocar em prática; querer fazer.

Quando o funcionário possui competências nestes três pilares, e consegue colocá-las em prática, ele é considerado alguém engajado com a empresa e apto a desempenhar suas atividades. Por isso, é indicado que a avaliação de desempenho dos funcionários seja realizada conforme as competências necessárias para cada cargo.

Como fazer uma avaliação de desempenho

Quando o gestor decide implantar uma avaliação de desempenho, deve definir diversas questões e revisar este processo sempre que possível:

1) Escolher o tipo de avaliação

Existem diversas formas de realizar uma avaliação de desempenho, onde cada um pode ser adaptado a realidade da sua empresa. Vamos citar os três principais tipos de avaliação:

– Autoavaliação: Neste tipo de avaliação, o próprio funcionário analisa seu desempenho. Sua principal vantagem é a autorreflexão, quando o funcionário percebe sua performance, seus erros e acertos, que podem não ser percebidos antes da avaliação. A desvantagem é que o funcionário pode realizar a avaliação de forma condicionada, conforme seu ponto de vista e interesse individual.

– Avaliação do superior hierárquico: Este é o tipo de avaliação mais utilizado, por ser simples e comum. Nele, o líder ou chefe de setor fará a avaliação de seus subordinados. A vantagem é a uniformidade dos critérios da avaliação, visto que existe apenas um avaliador. A desvantagem pode ocorrer quando líder e subordinado não mantém uma boa relação, onde o avaliador pode transmitir uma percepção equivocada do desempenho do funcionário.

– Avaliação 360º: Este é o método mais completo, onde todos os colaboradores são avaliadores e avaliados, de forme totalmente anônima, independentemente de sua posição dentro da empresa. A vantagem deste tipo de avaliação é que toda a empresa é avaliada, inclusive os subordinados podem avaliar seus superiores. A desvantagem ocorre quando não existe um elevado nível de maturidade profissional, pois as críticas serão direcionadas a todos, inclusive os chefes e líderes de setor.

2) Decidir quem vai participar da avaliação

Depois de decidir o tipo de avaliação que será realizado, é necessário definir quais funcionários participarão da avaliação: tanto como avaliadores quanto como avaliados. Busque começar com um grupo pequeno, pois quanto menor o grupo inicial maior a chance de sucesso da avaliação e o prosseguimento do projeto.

3) Descrever as competências de cada cargo

Quando você souber o grupo inicial do seu projeto, converse com os funcionários de cada cargo para definir e padronizar as competências que serão avaliadas. Busque descrever as competências conforme os pilares que listamos no início deste artigo.

4) Definir a periodicidade da avaliação

O próximo passo é definir a periodicidade em que você fará a avaliação. A indicação é que quanto menor a empresa, menor a periodicidade, pois a situação da empresa muda rapidamente. A forma de aplicar pode ser feita de várias maneiras: formulários escritos ou digitais, ou sistemas on-line próprios para a função.

5) Aplicar e medir resultados

Com os passos anteriores prontos, coloque em prática sua avaliação. Depois de aplicada, a última etapa é analisar os dados e mostrar o resultado para os funcionários. A sugestão é que cada funcionário receba um relatório de desempenho individual.

Planilha para avaliação de desempenho por competências

Para que você possa começar a avaliação de desempenho de seus funcionários com facilidade, preparamos uma planilha Excel. Nela você terá uma avaliação de desempenho por competências, individualizado por funcionário. Você informará a evolução do funcionário em cada trimestre e a planilha apresentará os gráficos.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

A avaliação de desempenho é essencial para, junto dos funcionários, apontar quais as competências e comportamentos esperados em cada cargo. Para conseguir melhores resultados, é essencial é que avaliador e avaliado estejam juntos, na busca pelo mesmo objetivo.

Esperamos que este artigo seja útil para iniciar a avaliação de desempenho em sua empresa. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, compartilhe conosco nos comentários.

Show Full Content
Anterior Como o engajamento da equipe reflete na gestão da empresa
Próximo Dicas eficientes para engajar sua equipe de forma simples

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Você sabe o que significa fazer uma portabilidade de ERP?

17 de agosto de 2020
Fechar