Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Como montar um Canvas do seu negócio!

Quando o assunto é “Plano de Negócios” (meta para o seu negócio) não existe empreendedor que não sinta vontade de correr para as colinas. Mas calma que o suíço Alex Osterwalder observou de forma mais profunda o plano em 2004 e decidiu remodelar a proposta.

Para ele “Um Modelo de Negócio só é viável quando ele é capaz de produzir, capturar e entregar valor para os clientes e acionistas.” Sendo assim, criou um modelo mais flexível e de fácil elaboração e o chamou de “Business Model Canvas” (Canvas de Modelo de Negócio).

O Canvas

O Canvas (o que você faz?, pra que? e pra quem?) pode ser utilizado logo no início de estruturação da sua empresa, para ajudar a guiar as estratégias e garantir um maior controle, mas também pode ser feito mesmo com a sua empresa já em funcionamento, pois se tornará um importante aliado para análises e para nortear os próximos passos da sua empresa ao sucesso!

Ele foi criado com o intuito de ajudar o empreendedor a ter uma visualização ampla do negócio, de maneira simples. A ferramenta consiste em um quadro, que pode ser impresso e colado num mural ou na parede.

Tem como lógica organizar e definir suas ideias, ou seja, como a sua organização de fato vai funcionar ou funciona na prática.

Este modelo foi tão bem aceito que foi utilizado e testado em organizações como IBM, Ericsson, 3M, Deloitte, Apple entre outras.

Preenchendo o Canvas

O Canvas é composto por 9 blocos e deve ser preenchido preferencialmente na seguinte sequência:

  1. O QUE?
    • Proposta de Valor: Que valor irá proporcionar aos clientes? ou Quais problemas vamos solucionar dos nossos clientes? (ex.: agilidade, transparência, custo-benefício);
      </li style=”list-style:none”>
  2. PRA QUEM?
    • Segmentação de Clientes: Pra quem você vai vender? Onde estão localizados? (ex,: B2B, B2C);
    • Canais (Distribuição e Comunicação): De que forma os produtos serão conhecidos, como chegarão aos clientes e como os clientes irão interagir com o negócio? (Ex.: Loja física, Virtual, equipe comercial);
    • Relacionamento: De que forma os produtos serão conhecidos, como chegarão aos clientes e como os clientes irão interagir com o negócio? (Ex.: Loja física, Virtual, equipe comercial);
  3. COMO?
    • Atividades: O que a sua empresa faz? Relacionar as ações necessárias para entrega da Proposta de Valor. (Ex.: Desenvolvimento de software, criação de conteúdo);
    • Parcerias: Quem são seus parceiros e provedores fundamentais? Identificar fornecedores e parceiros para apoiar a realização da proposta de valor.;
    • Recursos Principais: Que recursos físicos, humanos ou intelectuais são essenciais? (Ex.: Maquinário, funcionários) – (quadro destacado em azul);
  4. QUANTO?
    • Receitas: Qual a sua fonte de receita? (Ex.: Venda do produto X);
    • Custos: Levantar o que vai ser gasto para realizar a proposta de valor. (Ex.: Custos com ferramentas, funcionários);

Resumindo, o Canvas é uma ferramenta poderosa que oferece diversas possibilidades, como a visualização da totalidade do negócio e organização gráfica das ações além da importante segmentação de clientes.

Tá esperando o que pra começar a usar o Canvas?! Baixe o nosso agora mesmo e faça esse exercício quantas vezes precisar para colocar a sua empresa nos eixos!

 

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