Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Há mais ou menos dois meses atrás, fizemos uma pesquisa com nossa lista de contatos com o título: Como faço para vender na internet? Muitas pessoas responderam e os números confirmaram o que a gente talvez já sabia: vender na internet ainda é um pouco complicado para uma grande porcentagem dos empreendedores brasileiros.

Sim, vender na internet tem seus benefícios. Na verdade, só há quase benefícios nesta prática que só aumentou nos últimos anos e que tende aumentar ainda mais.

Muitos especialistas em negócios ousam dizer que, empresas que não estiverem na internet nos próximos anos, poderão quebrar facilmente.

E se pensarmos a fundo sobre isso, realmente, hoje nossas empresas não vivem sem o uso da internet.

Aliás, pensemos antes das nossas empresas, pensemos em nossas vidas: atualmente, conseguimos produzir, se comunicar ou viver sem a internet? Pois é, difícil conseguir.

E agora pensemos além de nós: nossos possíveis clientes também não conseguem! Logo, não fica claro onde devemos estar para conquistar novos clientes?

Se sua resposta foi “na internet”, ponto para você! Continue lendo este post pois teremos dicas interessantes para sua empresa.

Se sua resposta foi algo diferente disto, continue lendo mesmo assim, porque você precisa e muito ler este post.

1°: Faça uma pesquisa de mercado antes de vender na internet

Nesta primeira fase, você precisará entender todo o mercado que tem para o seu produto. Análise minuciosamente tudo que gira em torno dele.

Procure pesquisar concorrentes que vendem o mesmo produto que o seu negócio, ou um parecido. Veja como os mesmos estão trabalhando suas ações, veja o que gosta e o que não gosta na empresa deles e tente notar o que dá certo e o que não dá.

Feito isso, procure ver se o seu produto está sendo vendido na internet, se está em alta.

O Google Trends é uma ferramenta que pode lhe ajudar com isto! Nele, você pode inserir palavras chaves relacionadas ao seu produto e ver se a busca por ele está crescendo segundo o Google.

2°: Faça um protótipo da sua ideia

Para evitar falhas, planeje ao máximo seu novo negócio antes de começar realmente! Invista tempo na organização de cada processo!

É importante pensar em algumas coisas essenciais:

  • Vendas, o que move seu negócio;
  • Marketing, o que faz você vender;
  • Logística, como você vai vender;
  • Gestão, o que organiza todos os itens acima.

Hoje em dia, existem ferramentas incríveis para praticamente tudo na internet! Então, sem muito conhecimento, com as ferramentas certas, você poderá realizar as tarefas relacionadas as questões listadas acima.

3°: Comece a desenvolver sua loja virtual

O desenvolvimento de uma loja virtual pode ser um pouco demorado e também gerará custos que podem ser bastante altos.

Então, é importante nesta etapa, analisar e fazer pesquisas com várias empresas de desenvolvimento, não fechando com a primeira que você fizer o contato.

Hoje, existem algumas ferramentas para desenvolvimento de Lojas Virtuais, um exemplo delas e que é uma plataforma incrível, é a Plataforma de E-commerce Magento.

Magento é uma plataforma robusta e extremamente completa, então pode ser complicado para quem está começando, iniciar os trabalhos com ela. Mas mesmo assim, a longo prazo esta vale a pena pela segurança e possibilidade de crescimento que a mesma permite.

4°: Ferramentas de Marketing Digital

Para vender na internet, existe uma máxima: Você precisa investir em Marketing Digital!

Isto é um fato, o tamanho do investimento em Marketing, seja de tempo ou dinheiro, é o que vai fazer da sua loja virtual um sucesso ou um fracasso.

Para nossa alegria, hoje, existem ferramentas incríveis disponíveis na internet para facilitar e automatizar os serviços de Marketing Digital.

Ferramentas para analisar o tráfego dos usuários, ver o que os mesmos estão procurando e trabalhar em conteúdos e promoções que farão com que os mesmos se tornem clientes.

5°: Gestão, gestão e gestão!

Por último e não menos importante, é necessário investir em GESTÃO. Sim, a gestão é a alma do negócio, sem sombra de dúvidas.

E quando falamos em gestão, temos de pensar em uma infinidade de processos que serão necessários dentro do negócio. Gestão financeira, de estoque, de funcionários, de vendas, logística, etc. Tudo isso necessita de um controle minucioso, para que não ocorram falhas e ou problemas.

Hoje é possível encontrar ferramentas incríveis para que se faça a gestão de sua loja virtual. Uma ferramenta imponente e única para a gestão deste tipo de negócio é a utilização de um ERP online. A partir dele você pode centralizar todos os seus processos em apenas uma plataforma. Assim, o tempo gasto com gestão fica bem menor, além de que mais barato. Isso porque os retrabalhos serão eliminados e a quantidade de mão de obra que seria necessária para fazer alguns serviços, é desnecessária.

Concluindo

Ter seus produtos na internet pode ser o maior passo em direção ao sucesso de sua empresa. Para que isso não gere dores de cabeças antes mesmo de gerar lucro, é importante organizar, refletir e esquematizar ao máximo os processos do empreendimento.

Se você ainda tiver qualquer dúvida, deixe nos comentários. Nós lhe responderemos em poucos instantes!

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