Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Vira e mexe você fica sabendo de uma estratégia de mercado tão bem-sucedida que fica com a impressão de que quem a desenvolveu realmente adivinhou o que se passava na cabeça do público? Nessa hora bate até uma certa invejinha? Pois se entender os clientes é um grande desafio para você, saiba que não é preciso fazer mágica para aperfeiçoar o relacionamento com seu público-alvo e saber o que sua clientela espera de seu negócio! Que tal aprender algumas boas dicas para conhecer o cliente e aprimorar suas ações de marketing? Então confira:

Ouça o que o cliente tem a dizer

Se o cliente chegou até você é porque provavelmente está interessado em seus produtos ou serviços, certo? É por isso que as equipes de vendas e de atendimento devem estar sempre a postos e devidamente preparadas para ouvir atentamente o que o consumidor tem a dizer. Só assim será viável entender o que seu público espera, traçar o perfil da sua clientela e indicar a mercadoria ou o serviço mais indicado para os compradores. Com essa estratégia você deixa que o cliente o eduque sobre as demandas que possui, possibilitando juntar mais elementos de base para entender a fundo seu público-alvo.

Analise as redes sociais

Hoje em dia, o esperado é que as empresas tenham páginas corporativas nas redes sociais. É o seu caso, certo? Espera-se também que os negócios façam o monitoramento do que os clientes publicam e compartilham em suas páginas — desde que tais interações sejam sobre sua empresa e seus posts, claro. Mas você pode ir até um pouco além, vasculhando as páginas das empresas concorrentes, a fim de descobrir sobre o que as pessoas que compram com os rivais estão falando, além de acompanhar as tendências do mercado.

Avalie os históricos de compras

Se sua empresa já atua há alguns anos no mercado, será possível avaliar dados antigos de compras de seus clientes, para ter uma boa base para tomar decisões importantes sobre, por exemplo, a recolocação de itens no estoque e no que investir em cada momento. Isso porque, com esse tipo de análise, tem-se uma boa ideia acerca das sazonalidades do mercado e também dos hábitos dos próprios consumidores.

Seja direto nas perguntas

Se você disponibilizar longas enquetes em seus canais de comunicação on-line ou estruturar uma campanha inteira de e-mail marketing para descobrir as expectativas do seu público, pode ser que nem todas as suas iniciativas proporcionem o retorno esperado. Mas se você elaborar uma pesquisa pouco exaustiva, mais curta e direta, pode surpreendentemente conseguir uma quantidade de respostas acima da média, principalmente vindas de clientes fiéis, que realmente gostam da sua marca.

Compreenda a experiência do cliente

Você deve estudar seus clientes para entender tanto seus pontos fortes como seus pontos fracos, de modo a ter uma visão geral que lhe dê mais expertise para trabalhar cada vez melhor. Se seu público-alvo maior for de mulheres de 25 a 40 anos, por exemplo, você precisará usar ações de marketing obviamente distintas do que se estivesse focado em rapazes de 15 a 20 anos ou crianças de ambos os sexos. Se você tiver em mente fatores ainda mais detalhados, como a falta de experiência em usar a internet ou a tendência para comprar por impulso, saberá desenvolver a melhor forma de trabalhar com sua audiência e aperfeiçoar suas campanhas.

Como a gestão de CRM pode lhe ajudar

Para entender melhor seu cliente e suas necessidades, você deve contar um software de CRM – Customer Relationship Management (Gerenciamento da relação com o cliente). Esse tipo de sistema possibilita desenvolver processos que potencializas resultados e estimulam um atendimento de excelência.

Isso é possível a partir do armazenamento das informações mais importantes sobre os clientes, como por exemplo a data da última compra, o volume comprado, orçamentos enviados, pagamentos pendentes, notas emitidas e muito mais!

Conheça mais sobre CRM no artigo “Qual a importância de um CRM para as vendas da empresa?clicando aqui.

E você, que ações tem desenvolvido para conhecer mais sobre seus clientes? Vem tendo êxito nas estratégias de mercado e no relacionamento com seu público? Comente aqui e nos conte tanto sobre os acertos como sobre os erros em suas experiências!

Show Full Content
Anterior Pós-venda: melhore seu atendimento com estas dicas
Próximo Erros comuns que atrapalham o crescimento da empresa

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Você sabe o que é e como funciona um Aporte de Capital?

13 de janeiro de 2021
Fechar