Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Realizar uma entrevista de emprego é um momento de apreensão, tanto para o entrevistador quando para o entrevistado. Quando a entrevista é realizada por alguém que não tem experiência em Recursos Humanos, o nervosismo pode ser ainda maior.

Por isso, no artigo de hoje listamos algumas dicas que podem ser adotadas no momento de realizar a entrevista de emprego. Com estes conselhos básicos, o gestor consegue identificar qual é o melhor candidato para trabalhar na sua empresa.

Como criar um bom ambiente para a entrevista de emprego

O primeiro passo para uma boa entrevista de emprego é criar um clima agradável, que mantenha os dois lados relaxados e espontâneos. Assim, fica mais simples obter todas as informações necessárias.

Começamos pelos rituais básicos: olhares, sorrisos e o aperto de mãos já são indícios sobre a autoconfiança e entusiasmo (ou falta dele) do candidato, mas também podem demonstrar o nervosismo do gestor que está realizando a entrevista.

Como realizar boas perguntas

Procure realizar perguntas amplas, que demonstrem a experiência e o poder de argumentação do candidato. Evite as perguntas com respostas “sim” ou “não”, que não levam a conversa muito longe.

No momento em que o candidato está respondendo, fique atento ao que está sendo dito e como as respostas estão sendo elaboradas. Mas também preste atenção em aspectos como senso de humor, conhecimento, iniciativa, hesitação, contato visual, entre outros comportamentos do candidato.

Veja algumas perguntas importantes que você pode realizar para avaliar o candidato:

  • Descreve como seria o seu emprego perfeito;
  • Como você descreveria seu chefe atual?
  • Como você organiza seu tempo?
  • Cite três coisas que você gosta no seu emprego atual;
  • Por que você está buscando um novo emprego?
  • Quais as três maiores conquistas da sua carreira?
  • O que você pode fazer por nossa empresa que ninguém mais pode?
  • Quais são sua maior força e sua maior fraqueza?
  • Onde você se imagina daqui a cinco anos?
  • O que te motiva a levantar todos os dias?
  • O que mais lhe interessa na nossa empresa e nessa vaga?
  • Fale de três situações em que seu trabalho foi criticado.

Abra a última parte da entrevista para que o candidato faça perguntas e esteja aberto para responder todas elas. Isso demonstra qual o interesse do candidato e qual os pontos mais importantes da vaga para ele. Além disso, informe um prazo para que ele receba a resposta sobre a vaga.

>>>Baixar Planilha Vagas de Emprego <<<

Truques que você pode adotar

Conheça algumas estratégias que você pode adotar para descobrir características dos candidatos durante a entrevista:

Ofereça outra vaga: nesta pergunta você pode testar até que ponto o candidato está interessado em aceitar a vaga oferecida ou se está em busca de um emprego qualquer.

Diga que o candidato não serve para a vaga: embora seja uma pergunta ousada, mostra como candidato suporta algum tipo de pressão no trabalho. Ao lançar esta pergunta, a pessoa pode concordar e mostrar que não tem condições para ocupar o posto, ou pode discordar e perguntar por que você teve essa conclusão, mostrando seu interesse. No segundo caso, responda que você está brincando e continue a conversa.

Faça-o falar de seu emprego anterior: outro truque é deixar o candidato falar de sua experiência anterior, pedindo uma resposta detalhada. Se o candidato especificar um dos problemas que teve no emprego anterior não há problema. Porém, se ele falar mal do emprego antigo, demonstra descontrole e desprezo pela empresa que pagou seu salário.

Técnica do motorista: este truque pode ser utilizado quando o candidato vem de outra cidade. Neste caso, um de seus funcionários deve atuar como motorista e buscá-lo em um ponto determinado. A relação com o motorista pode ser utilizada como critério para a seleção do candidato, quando o empreendedor deseja contratar apenas candidatos educados e humildes.

Concluindo

Contratar o melhor candidato para sua empresa requer uma boa entrevista de emprego. Porém, isto não é motivo para nervosismo e apreensão! Mantenha-se firme e crie um bom ambiente, então tudo fica mais simples.

Esperamos que nossas dicas possam lhe ajudar. Se quiser acrescentar mais alguma sugestão, comente abaixo!

Show Full Content
Anterior Demissão: motivos que podem levar ao desligamento do funcionário
Próximo Processo de Vendas: qual a sua importância dentro da empresa

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

E-mail e arroba: saiba como surgiram estas formas de comunicação

2 de setembro de 2015
Fechar