28 de outubro de 2020
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Realizar uma boa gestão do estoque é essencial para qualquer empresa. Isto porque o estoque tem um papel fundamental no resultado das suas vendas, como já esclarecemos neste artigo. Para que esta gestão de estoque seja realizada com facilidade, é necessário conhecer cada tipo de estoque utilizado no mercado. Foi para auxiliar nesta identificação que escrevemos o artigo de hoje.

Principais tipos de estoque

Estoque Consignado

Este tipo de estoque refere-se aos materiais que estão em posse de terceiros, mas que continuam sendo propriedade do fabricante. Na maioria dos casos, o terceiro fica em posse dos produtos por um período pré-determinado, devolvendo os itens na data combinada.

Estoque de Antecipação

Este tipo normalmente é utilizado quando existem variações previsíveis dentro do estoque, geradas por uma demanda conhecida pelo gestor. De forma geral, o estoque de antecipação tem o objetivo de nivelar estas flutuações e não deixar faltar produtos.

Estoque de Contingência

Este tipo de estoque é utilizado para cobrir potenciais falha no sistema de estoque, evitando assim que o cliente fique sem o item desejado. Normalmente, em períodos de maior venda são mantidos os estoques de contingência.

Estoque Inativo

Este estoque é formado por produtos que não tiveram saída em determinado período, ou seja, normalmente este produtos estão obsoletos. Para eliminar estes itens, considere realizar uma troca com o fornecedores, buscando abastecer seu estoque com produtos de maior saída.

Estoque Máximo

Refere-se à quantidade máxima de produtos que são armazenados no estoque por um determinado período. Este controle é utilizado para que o estoque não fique sobrecarregado por um mesmo item.

Estoque Médio

Representa a soma da metade do estoque normal com o estoque de segurança. Este estoque deve ser controlado com grande frequência quando existem produtos perecíveis armazenados.

Estoque Mínimo

Refere-se à menor quantidade de um item dentro do estoque. Normalmente o estoque mínimo é utilizado para prevenir eventualidades que prejudiquem as vendas.

Estoque de Proteção

Este tipo é utilizado para evitar que a empresa tenha surpresas e falte produtos. Ou seja, alguns itens adicionais são mantidos no estoque.

Estoque Regulador

Este tipo normalmente é utilizado quando o empresa possui muitas filiais. Neste estoque, os produtos são armazenados em uma unidade que envia para as demais conforme a demanda.

Estoque de Segurança

Este tipo de estoque tem o objetivo de garantir a entrega dos itens em casos inesperados, ou seja, é um estoque de precaução.

Estoque em Trânsito

Refere-se aos produtos que estão no caminho de entrega, ou seja, estão nos veículos de transporte. Normalmente este estoque é utilizado por transportadoras.

Espero que nossas dicas possam lhe ajudar a melhorar seu controle de estoque. Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, comente este post e entraremos em contato.

Show Full Content
Anterior Quanto posso economizar com uma boa gestão de estoque
Próximo Curva ABC Estoque: planilha Excel para download

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Preço de Venda: como calcular o valor dos itens vendidos

20 de julho de 2015
Fechar