Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Antes de mais nada, é fácil entender a importância de uma proposta comercial. Pois é através desse tipo de documento que a empresa vendedora ou prestadora de serviços apresenta o produto a ser entregue, ou serviço a ser prestado, definindo condições de pagamento, prazos e características do que será realizado.

Nesse sentido, a proposta comercial gera confiança na idoneidade da empresa contratada, aumentando sua credibilidade frente ao público. Uma vez que demonstra objetividade e preocupação em fornecer as melhores informações nas relações comerciais.

Afinal, quem é que nunca ficou mau-humorado por solicitar um serviço e este não ser realizado dentro do cronograma esperado? Ou pior, na negociação presencial é prometida uma série de benefícios. Mas na prática o produto não apresenta todas aquelas características informadas no momento da venda?

Nada mais revoltante que promessas não cumpridas. Não faça isso com seus clientes!

Desse modo, o envio de propostas comerciais claras e objetivas é uma forma de assegurar a qualidade da relação entre clientes e empresa. Esse documento trata-se de um material simples e que pode fazer uma grande diferença em suas vendas. Pensando nisso, desenvolvemos um modelo de Proposta Comercial no Microsoft Word, poupando seu tempo e esforços, garantindo um formato prático que pode ser adaptado à sua empresa. Mas antes disso, confira nossas dicas!

O que é uma Proposta Comercial?

Em resumo, a proposta comercial é um documento enviado ao cliente com uma apresentação da empresa e orçamento para aquisição de seus produtos e serviços. Ou seja, é um meio de formalizar o que está sendo oferecido ao cliente, identificando o que será contemplado pela proposta, bem como o que não está incluso.

O que não pode faltar em uma proposta comercial?

Dados da sua empresa e endereçamento

Sabe aquela velha história de “quem não é visto, não é lembrado”? O mesmo acontece nas relações comerciais. Portanto, nunca esqueça de fornecer todos os dados de contato da sua empresa. Se possível, insira na proposta comercial, a sua logomarca e deixe bem claro o nome da sua empresa.

Do mesmo modo, faça o correto endereçamento da proposta a quem lhe solicitou. Se o setor financeiro fez contato com você, não adianta nada enviar a proposta para o e-mail do RH ou do Comercial. Esse alinhamento é imprescindível para a organização das suas vendas e, sobretudo, para fazer o contato certo, com a pessoa certa.

Apresentação do produto ou serviço

Primeiramente, faça uma breve introdução aos serviços que serão apresentados no restante da proposta. Isto pode ser feito em um parágrafo. Por exemplo:
“Caro cliente, apresentamos nossa proposta que visa maximizar a segurança e estabilidade de processos internos fundamentais para sua empresa. Para tanto, estamos propondo a troca do conjunto de equipamentos X por equipamentos do mais alto nível de qualidade, de fabricação Y, com todos os sistemas operacionais e aplicativos solicitados em nossa última reunião.”

Escopo

A seguir, o escopo é o item básico de cada proposta comercial e poderá variar conforme cada caso. Esta parte do documento deverá conter tudo o que está previsto na implantação do projeto apresentado. Conforme a complexidade individual de cada projeto, você deverá informar neste item o que está ou não incluso no projeto, como possíveis detalhes de segurança, materiais específicos necessários e mão de obra especializada etc.

Para evitar retrabalhos, custos adicionais e solicitações não previstas, o Escopo da proposta irá informar previamente os requisitos que não estarão contemplados, reclamações futuras. Assim, o cliente estará consciente que receberá aquilo que solicitou, sem acréscimos ou baixas.

Cronograma de trabalho

Neste parágrafo você deve adicionar de consistente e realista o cronograma para fornecimento dos equipamentos e sua instalação, ou outros dados conforme o ramo de atuação da sua empresa. Confira um exemplo:

Os produtos listados nesta proposta serão entregues após 15 (quinze) dias úteis do aceite do presente documento. Após a entrega, a instalação será realizada em até 5 (dias) dias úteis. Com o produto em constante utilização, uma manutenção preventiva será realizada a cada 6 (seis) meses.

Valores e Formas de pagamento

Nesta etapa informe qual será o investimento para execução do projeto. Discrimine os valores de cada produto/serviço separadamente e não se esqueça de incluir a forma de pagamento.

Como utilizar o modelo em Word?

O envio de uma proposta comercial bem apresentada melhora a visibilidade de sua empresa perante seus clientes e prospects. A apresentação de forma clara e organizada transmite uma imagem de profissionalismo e organização.

Por isso, uma medida fundamental para demonstrar que você e sua empresa prezam pelo bom atendimento é enviar as propostas comerciais o mais rápido possível. Pense que a sua empresa não é a única no segmento. Possivelmente, o contratante deve ter solicitado propostas de diversas empresas. Assim, uma característica que pode ser decisiva que que a sua empresa seja a escolhida, é a rapidez e qualidade no atendimento.

Neste modelo gratuito, você encontrará informações que estão entre parênteses. Elas devem ser substituídas pela informação solicitada. Além disso, em cada tópico, haverá uma breve descrição do que deverá ser adicionado.

E então, gostou dessa super dica? Quer conhecer mais conteúdos sobre vendas? Recomendamos a leitura do artigo: Controle de Vendas: Planilha para Baixar Grátis.

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1 de abril de 2016
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