Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Agora que você já sabe como, quando e por que fazer uma promoção, deve estar se perguntando: como definir o preço de venda dos produtos em promoção.

As promoções de venda podem ser boas para aumentar o público da sua loja em um determinado período, porém, ela também pode significar um prejuízo indesejado. Isso acontece quando o lojista esquece que, por mais que o faturamento aumente, o dinheiro arrecadado pode não ser suficiente para pagar todos os custos da promoção.

Então por isso, desenvolvemos este conteúdo para auxiliar você na hora de definir o preço de venda dos seus produtos em momentos de promoção.

Pronto para descobrir por quais preços os produtos podem ser vendidos? Então continue acompanhando nosso artigo e você também terá a disposição uma planilha para lhe acompanhar no cálculo sobre o preço de venda!

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Estabeleça um preço de venda conforme a realidade da empresa

Embora a promoção seja voltada para atrair clientes, é essencial considerar o caixa da empresa no momento de definir o preço de venda dos produtos. Afinal, de nada adianta vender muito, mas o valor não cobrir seus gastos, certo?

Embora pareça difícil, é possível que a loja tenha prejuízos mesmo com um aumento nas vendas. Para que isso não ocorra, é necessário entender que o preço mínimo do seu produto deve ser superior ao custo que você teve para colocá-lo a disposição do cliente.

Portanto, no momento de definir o preço de venda, comece analisando o custo.

Você deve considerar:

  • Valor pago pelo item;
  • Impostos pagos;
  • Transporte;
  • Comissão do vendedor;
  • Outros encargos.

A soma de todos estes valores será o seu preço de venda mínimo, sendo que neste caso você não terá qualquer tipo de lucro.

Agora vamos supor que você queira ter um lucro, mesmo durante a sua promoção. Para isso, você deve diminuir a margem de lucro aplicada sobre o item. Por exemplo, normalmente suas vendas possuem um lucro de 50% por produto. Se você diminuir este percentual para 25% terá um valor promocional que ainda lhe trará lucros.

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Simplificando o cálculo

Para tornar este cálculo ainda mais simples, desenvolvemos uma planilha Excel para cálculo do preço de venda. Ela permite que você informe todos os custos com o produto e depois acrescente o lucro desejado para esta promoção.

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Cuidados no momento de definir o preço de venda

Quando você esta definindo o preço dos produtos de uma promoção, também é importante considerar outros aspectos do seu planejamento. Os dois principais são:

Público-Alvo: quando você conhece sua clientela, também sabe como ela prefere suas compras: cartão de crédito ou débito, à vista, parcelado, etc. Com estes dados em mãos, você pode definir o preço já considerando as taxas de cartões ou boletos, ou oferecer um desconto maior no pagamento à vista.

Divulgação: é importante que você divulgue a promoção de acordo com o preço de venda que está realmente oferecendo. Por exemplo, se o produto for vendido com 20% de desconto, não será possível divulgar o produto pela metade do preço.

Esperamos que nossas dicas possam tornar sua promoção de vendas um sucesso! Mas se você ainda tem algum dúvida, pergunte-nos nos comentários. Ficaremos muito satisfeitos em ajudar!

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