Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Promoção de vendas é um conjunto de métodos que ajuda a estimular e acelerar as vendas de um produto ou serviço em um período de tempo determinado. Ela pode ser feita através de várias ferramentas. Algumas delas são:

  • Amostras: Oferta que visa distribuir uma quantidade do produto para o cliente experimentar.
  • Descontos promocionais: Ferramenta usada para oferecer descontos sobre os preços normais dos produtos e serviços.
  • Brindes: Artigos dados ao cliente na compra de um determinado produto ou serviço.
  • Cupons: Incentivo que oferece aos consumidores vantagens em relação a sorteios ou a compras realizadas.
  • Sorteios e concursos: Ferramentas que possibilitam o consumidor a obter prêmios por meio de um sorteio ou através da participação de um concurso com um júri.
  • Gratificações: Benefícios oferecidos aos clientes que efetuam compras com freqüência, como selos e cartão fidelidade.

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Como fazer?

Antes de colocar a mão na massa, tenha em mente que a promoção deve ser cativante, possuir uma mecânica de funcionamento descomplicada e oferecer ao cliente uma vantagem concreta.

O primeiro passo é definir quais são os objetivos da promoção de vendas e quem é o público-alvo que a empresa almeja atingir.

O principal objetivo da promoção de vendas é aumentar as vendas da empresa, mas há também outras necessidades que ela pode suprir, como:

  • Proporcionar uma experiência positiva entre o consumidor e o produto;
  • Desovar estoque encalhado;
  • Aumentar a base de clientes;
  • Demonstrar o uso de um novo produto;
  • Ganhar market share.

Estabelecidos o público e os objetivos, é preciso avaliar qual é a ferramenta mais adequada para utilizar e desenhar a mecânica da promoção, isto é, o que precisa ser feito pelo consumidor para alcançar a vantagem adicional.

Neste passo, lembre-se de que promoções bem sucedidas são simples e não demandam contato do cliente com muitas áreas da empresa.

Definida a mecânica, o próximo passo é verificar se a promoção está dentro da lei e se é necessário enquadrá-la em alguma legislação específica.

Certifique-se também de que possui os recursos financeiros e operacionais necessários para a execução da promoção.

Feito isso, é hora de comunicar as pessoas sobre a promoção da sua loja. Para divulgar a promoção, utilize os meios de comunicação acessíveis, como banners na fachada da loja, distribuição de panfletos e envio de e-mail marketing.

Não se esqueça de estabelecer um meio para apurar e acompanhar os resultados da promoção. Dessa forma, você conseguirá avaliar o que mais funcionou e poderá fazer uma lista de lições aprendidas para consultar antes de planejar a próxima promoção do seu estabelecimento.

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Quando fazer?

Para escolher o período certo para sua promoção, leve em consideração os aspectos do seu negócio, como dias da semana que as vendas não são muito acirradas e os horários menos procurados pelos consumidores.

Você pode aproveitar as datas comemorativas para fazer promoções, oferecer condições especiais aos consumidores na semana de aniversário da sua loja e fornecer vantagens para os clientes que indicarem amigos para comprar algo da sua empresa durante todo o ano. Veja mais detalhes neste artigo.

Por que fazer?

Promoção de vendas permite soluções no curto prazo e o seu resultado pode ser facilmente mensurado. Além disso, como não há necessidade de grandes investimentos, ela pode ser feita por qualquer empresa.

Há alguns elementos que podem influenciar o sucesso da promoção. São eles:

  • Elementos externos: são os que não podem ser controlados pela empresa, como uma mudança na economia do país ou uma resposta rápida e agressiva dos concorrentes.
  • Elementos internos: são os que estão sob o controle da empresa. Eles devem ser bem planejados e executados.

Em um mercado onde as empresas enfrentam muita concorrência, utilizar essa ferramenta de vendas é uma ótima medida para divulgar a empresa e faturar mais.

Concluindo 

Para que a sua promoção de vendas seja um sucesso, anote esses pontos:

  1. Não prolongue uma promoção por muito tempo.
  2. Envolva os seus maiores fornecedores e parceiros para conseguir fazer promoções cooperadas e conseguir benefícios extras para os clientes.
  3. Não faça promoções que ofereçam descontos com muita freqüência para que não perder o valor percebido pelo consumidor.

Gostou do nosso artigo? Está pronto para planejar e executar sua promoção de vendas? Então continue acompanhando nosso blog!

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