Ser seu próprio chefe, esse é o seu sonho? De acordo com a Pesquisa GEM de 2018, este é um dos principais desejos da população brasileira. Mas e para tirar o sonho do papel, o que é preciso? Uma boa ideia e Planejamento de Negócio.
Por isso, para ajudar você a colocar em prática o desejo de empreender, desenvolvemos este artigo. Pensado para esclarecer dúvidas e dar as melhores dicas para dar a grande virada em sua vida profissional!
Siga lendo e confira!
Cenário Econômico
Com as recentes mudanças políticas e econômicas, cada vez mais pessoas estão buscando alternativas para superar a crise. De acordo com o SEBRAE, pelo menos 48 milhões de pessoas com idade entre 18 e 64 atuam em pequenos negócios no Brasil. A previsão de expansão nesse mercado é muito favorável, chegando a 17,7 milhões de micro e pequenas até o final deste ano.
Se você faz pretende fazer parte desse time de novos empreendedores, temos algumas dicas importantes.
Planejando o seu Negócio
Inicialmente, é preciso lançar-se a campo e delinear um plano cuidadosamente estruturado. Contemplando, assim, todas as fases que antecedem a abertura ou expansão da empresa.
O que é e para quê serve o Plano de Negócio?
É um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
Esse documento cumpre a função de dar ao futuro empreendedor, maior segurança na viabilidade do seu projeto. Além, é claro, de muní-lo com as informações necessárias sobre:
- o segmento;
- os produtos ou serviços que irá ofertar;
- o seu público-alvo;
- os fornecedores; e
- os concorrentes.
Nessa análise, ainda, será possível identificar com clareza pontos fortes e debilidades do seu projeto.
Uma vez que você tenha essas informações preciosas, é imprescindível pensar na questão financeira. Inegavelmente, abrir uma nova empresa ou simplesmente expandir, depende de ter os recursos para investir. Esse fator é decisivo para a manutenção do negócio. Para isso, além de organizar-se para ter um certo capital de giro, até que o seu empreendimento esteja estabilizado e ganhe fôlego para andar com as próprias pernas, é necessário avaliar bem se a margem de lucro será suficiente para a saúde do negócio.
O que não pode faltar em um Plano de Negócio?
• Objetivos do empreendimento;
• Principais produtos ou serviços;
• Perfil de público-alvo;
• Localização da Empresa;
• O capital que você tem x o capital necessário para iniciar as atividades;
• Previsão média de faturamento mensal;
• Previsão média de lucro mensal; e
• Previsão de retorno do capital investido.
Cursos para quem deseja ter o Próprio Negócio
Uma super dica para aqueles que desejam empreender e não sabem por onde começar é realizar cursos de formação de empreendedores.
A saber, o SEBRAE disponibiliza o curso online Iniciando um Pequeno Grande Negócio – IPGN , que objetiva qualificar potenciais empresários acerca de fundamentos e práticas de empreendedorismo.
Com efeito, outra oportunidade de formação, bastante difundida em diversos países é o Empretec. Este curso é baseado em uma metodologia desenvolvida pela ONU e, atualmente, é realizado em mais de 40 países. Seu objetivo é fomentar o comportamento empreendedor através de um dinâmico processo de imersão.
No Brasil, o SEBRAE é quem realiza essa capacitação que já formou mais de 11 mil turmas de empresários. Confira algumas das competências comportamentais trabalhadas no Empretec:
- Busca de oportunidade e iniciativa;
- Persistência;
- Correr riscos calculados;
- Exigência de qualidade e eficiência;
- Comprometimento;
- Busca de informações;
- Estabelecimento de metas;
- Planejamento e monitoramento sistemáticos;
- Persuasão e rede de contatos;
- Independência e autoconfiança.
Então, teve algum insight com essas dicas? Vamos colocar o seu sonho de empreender, em prática?
Para isso, conte sempre com SIGE Lite. Até logo!