Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Passadas as festividades de final de ano, começam os preparativos para o Carnaval. Esse ritual anual também deve acontecer na sua empresa, para manter suas contas em dia e sem bagunças.

Por isso, preparamos um artigo com dicas especiais para controlar suas contas empresarias, no Carnaval e em todo restante do ano. Assim, você evita perder dinheiro para a desorganização e tem mais tranqüilidade para curtir as festas.

Evite a folia nas suas contas!

Quando nos referimos à bagunça ou à folia nas contas da empresa, estamos representando a desorganização e a falta de planejamento. Nas empresas em que este cenário existe, o resultado pode ser uma tragédia: prejuízos e falta de perspectiva para o futuro.

Por isso, é importante organizar sua gestão financeira de forma que torne o seu dia a dia mais prático e eficiente. São pequenas atitudes diárias que fazem uma grande diferença, como organizar sua mesa de trabalho, evitar folhas e papéis soltos e manter boas negociações com cliente e fornecedores.

1ª Dica de Ouro: separe contas pessoais e empresariais

Em toda empresa, em qualquer época do ano, a regra é sempre a mesma: não misture seu dinheiro pessoal com as contas da sua empresa! Manter uma diferenciação entre suas contas é essencial para que você veja resultados reais do seu negócio. Misturar suas contas torna extremamente difícil manter uma saúde financeira estável dentro do seu negócio.

Essa dica acaba sendo muito ignorada na época de Carnaval. Muitos empresários acabam utilizando o dinheiro da empresa para cobrir seus gastos durante a folia. Este é um erro que pode sair muito caro, durante muito tempo.

Por isso, organize-se de forma que seu pró-labore seja suficiente para cobrir suas despesas. Se isso não for possível, não mexa no dinheiro da empresa! Você pode complicar o pagamento de fornecedores e colaboradores, o que desfavorece completamente a imagem da empresa. Agir de forma consciente com suas contas pessoais irá se refletir positivamente nas contas da empresa!

Outras dicas para se organizar

Além de diferenciar suas contas, existem outras pequenas ações que podem lhe ajudar a evitar a bagunça. Confira:

  • Ambiente de trabalho: manter um ambiente limpo e organizado pode parecer besteira, mas não é! Evite deixar muitos papéis jogados em sua mesa, pois você pode perdê-los. Mantenha seu material organizado e ao alcance, bem como conserve em bom estado os objetos eletrônicos essenciais ao seu trabalho.
  • Armazenamento de documentos: manter e guardar em bom estado os documentos da empresa também é essencial, sejam eles físicos ou digitais. Recibos, boletos, contratos, entre outros, devem ser organizados e guardados em pastas com identificação. Faça isso com os documentos impressos e aqueles que guarda no computador.
  • Faça um planejamento: manter um controle financeiro requer planejamento, para que você compreenda os ciclos de pagamentos e recebimentos. Isso é essencial para que você possa negociar prazos, planejar pagamentos e cobrar recebimentos. O planejamento será essencial para equilibrar suas contas e evitar problemas no resultado da empresa.
  • Contas a pagar: todos os compromissos assumidos pela empresa precisam de um controle rigoroso. O ideal é que você registre todos os valores que deve pagar, para assim planejar o pagamento num dia que não comprometa seu caixa. Isso é essencial para evitar atrasos, que geram multas, ou então para antecipar pagamentos para receber descontos.
  • Contas a receber: assim como os pagamentos, as contas a receber da empresa também exigem controle. Controlando estes dados, você pode prever com eficiência quanto e quando a empresa irá receber em cada dia, para assim garantir seus resultados. Além disso, com um controle efetivo você consegue evitar inadimplência dos clientes e cobrá-los sempre que um valor estiver em aberto.
  • Utilize um sistema financeiro: utilizar planilhas ou cadernos para controlar suas contas pode contribuir muito para a bagunça na sua gestão financeira. Estes controles estão sujeitos a muitos erros e problemas de armazenamento. Por isso, você deve contar com sistemas de gestão financeiros que oferecem um controle dinâmico e automatizado para seu fluxo de caixa.

Concluindo

A gestão financeira de uma empresa pode ser totalmente comprometida por qualquer pequeno erro. Isso gera uma bagunça que pode prejudicar seus resultados. Por isso, manter uma gestão eficaz é essencial para garantir o sucesso de seu negocio!

Para ler mais artigos sobre gestão financeira clique aqui.

Agora nos conte: como você evita que suas contas caiam na folia? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários!

Show Full Content
Anterior Planilha para Networking: download para sua rede de contatos
Próximo Controle Financeiro simples e eficiente: sim, é possível!

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Como integrar Marketplaces com o SIGE Cloud

17 de outubro de 2018
Fechar