Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Manter um controle de estoque eficiente é um fator competitivo que pode auxiliar a empresa em diversos procedimentos. Junto ao estoque, manter uma lista de compras permite realizar bom planejamento, para que não falte nenhum produto e o cliente receba o item desejado com rapidez.

Pensando nisto, disponibilizamos este artigo. Você entenderá a importância das categorias dentro da sua lista de compras e poderá baixar nossa planilha em Excel.

O que é uma lista de compras?

De modo geral, pode ser definido como compra a aquisição de um produto/serviço quando se paga um determinado valor/preço sobre esta aquisição.

Dentro disto, uma listra de compra é uma relação de produtos que devem ser adquiridos pela empresa, seja para utilização na produção de outros itens, para revender, para utilizar dentro da organização, entre outros.

Lista de compras por categorias

Para que a gestão de compras seja realizada mais facilmente e com maiores resultados, uma das estratégias utilizadas é a gestão por categorias de compras.

Isto significa realizar uma divisão dos itens que são adquiridos pela empresa em categorias, para agrupar produtos similares, gerando assim uma sinergia na função da compra e em seu gerenciamento. Podem ser criadas quantas categorias forem necessárias para segmentar os itens de forma tão detalhada quanto for à operação e controle da empresa.

A principal vantagem desta estratégia é verificar qual categoria tem sido comprada com maior freqüência, e assim influenciado com maior regularidade e valores em seu fluxo de caixa. Além disso, montando uma lista dos itens que devem ser comprados em categoria, permite que o responsável pelas compras realize a mesma com antecedência e assim nenhum produto falte no estoque.

Planilha para download

Preparamos uma planilha que cria lista de compras por categorias. Assim, você pode verificar com maior facilidade quais itens precisa comprar e evita produtos parados no estoque.

Indicamos que você leia as informações da aba Apresentação, pois elas facilitam o entendimento e preenchimento da planilha. Além disso, procure manter sua planilha salva em um repositório seguro e que você possa acessar facilmente.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

Montar listas de compras é o primeiro passo para iniciar uma gestão eficiente dos itens que entram na empresa. Por isso, aproveite as dicas deste artigo e evite desperdícios com compras desnecessárias.

Se tiver qualquer sugestão ou dúvida, comente abaixo e vamos auxiliá-lo.

Show Full Content
Anterior Lucros e Perdas: modelo de planilha Excel para cálculo
Próximo Dicas práticas para aumentar as vendas no Natal e Final de Ano

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Gastos com Viagens: modelo de planilha para download

17 de junho de 2015
Fechar