Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

O dia a dia dentro de uma empresa possui muitas tarefas e dados que precisam ser acompanhados. Por isso, o gestor precisa de uma ferramenta simples e dinâmica para analisar seus dados. É neste cenário que o dashboard financeiro é tão importante!

Por isso, preparamos este artigo para que você saiba como elaborar um dashboard financeiro que seja eficiente e lhe ajude na tomada de decisão. Além disso, preparamos uma planilha Excel para que você gere seu dashboard com mais eficiência, e você pode baixá-la clicando aqui.

O que é um Dashboard?

Um dashboard, em tradução simples, é um painel de bordo. Ou seja, é um painel de indicadores onde são compilados os principais gráficos da empresa, disponíveis em uma única tela, acessada e visualizada facilmente.

De maneira geral, o dashboard financeiro é um painel de controle que organiza os dados do fluxo de caixa de maneira informativa e com um design profissional. Toda informação apresentada, seja em forma de gráfico ou lista, poderá ser analisada para que você tenha uma melhor tomada de decisão e aumente seus resultados.

Como montar um dashboard financeiro

No momento de montar seu dashboard financeiro, é importante considerar diversas informações e dicas que vão tornar a visualização dos dados mais eficiente. Por isso, separamos abaixo algumas dicas:

O que fazer

  • Utilize poucas cores, em tons suaves e sem efeitos e imagens desnecessárias;
  • Elabore o dashboard em uma única página, pois ficará mais fácil visualizar;
  • Configure um sinal de alerta para quando algum dado apresentar alguma irregularidade;
  • Adicione símbolos que transmitam a mensagem, ao invés de longas descrições.

O que não fazer

  • Tornar a visualização poluída, utilizando muitas cores e efeitos;
  • Só inclua imagens quando for realmente necessário, pois elas podem tirar o seu foco;
  • Escolher gráficos que sejam inadequados ao tipo de informação que você está visualizando;
  • Incluir dados que são irrelevantes na analise.

Planilha para download

Para que você possa gerar seu dashboard financeiro e analisar melhor o seu fluxo de caixa, preparamos esta planilha Excel. Nela você lança suas métricas financeiras para todos os meses do ano, e automaticamente a planilha irá gerar seu dashboard com o acompanhamento e comparativo de diversas informações. Baixe a planilha agora mesmo!

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Gerando o dashboard automaticamente

A planilha é um material simples, onde você primeiro precisa preencher os dados para depois conseguir visualizar os gráficos. Isso não é bom para sua produtividade e para a segurança dos dados.

O melhor é utilizar um sistema de gestão. O Sige Lite é um sistema online e offline. Com ele você terá uma visão ampla da sua empresa, incluindo a área financeira que contará com um dashboard exclusivo, gerado automaticamente conforme os dados alimentados no sistema, incluindo a integração com os outros setores da empresa.

>> Baixe o Sige Lite GRÁTIS <<

Concluindo

O dashboard financeiro vai tornar o acompanhamento do seu negocio mais simples e eficiente. Por isso, aproveite as dicas deste artigo para elaborar o seu e ter mais organização na visualização dos seus indicativos.

Ficou com alguma dúvida sobre a nossa planilha de dashboard financeiro? Comente abaixo e iremos lhe ajudar!

Show Full Content
Anterior Dicas para tornar sua gestão de contratos mais eficiente
Próximo NF-e 4.0: tudo o que muda com o novo layout da nota fiscal

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Novidades da Versão 2.0.33 do SIGE Cloud

20 de julho de 2018
Fechar