Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Controlar todas as finanças da empresa é essencial quando gestor que ter uma visão clara de seus resultados. Por isso, controlar suas despesas através da classificação por centro de custos pode lhe ajudar.

Por isso, preparamos este artigo especialmente para lhe ajudar. Você poderá entender a importância dos centros de custos dentro da empresa, além de baixar uma planilha Exce.

O que é Centro de Custos?

Inicialmente precisamos entender que um custo é tudo o que a empresa gasta para produzir o item que será oferecido ou serviço que será prestado ao cliente.

A partir disto, utilizar centro de custos dentro da empresa representa uma divisão de setores, para acompanhar os custos de cada um individualmente. Em outras palavras, os centros de custos são os setores da empresa que executam atividades semelhantes, e que permitem apurar os gastos de forma diferenciada.

Classificação

Existem duas formas de classificar centro de custos. São eles:

  • Produtivos: também conhecidos como diretos, estes centros de custos representam os setores da empresa que influenciam diretamente a produção e/ou vendas da empresa. Ou seja, sem estes setores a empresa não poderia operar. Exemplo: produção e comercial.
  • Não produtivos: também chamadas de indiretos ou auxiliares, este centros referem-se aos setores que não influenciam diretamente a operação da empresa. Exemplo: administrativo e jurídico.

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

Vantagens da implantação

Não é novidade que todo gestor quer eficiência e organização dentro da empresa, principalmente no controle de suas contas. Isso é o que a utilização do centro de custos representa.

Quando os gastos são diferenciados corretamente, é possível perceber onde estão os maiores custos e quais podem diminuídos. Ou seja, verificar seus custos diferenciados por setores, oferece uma visão mais clara no momento de analisar a rotina da empresa e planejar ações estratégicas na busca por melhores resultados.

Veja mais dicas em nosso artigo “Centro de custos: como aplicar na gestão da sua empresaclicando aqui.

Planilha para download

Para que você possa acompanhar cada centro de custos com facilidade, preparamos uma planilha em Excel. Você informará todas as despesas pagas pela empresa, então o gráfico comparativo será gerado automaticamente.

Para melhor utilização, indicamos que você leia os dados da aba Apresentação, que possui algumas dicas para entender a planilha. Além disso, mantenha a planilha salva sempre em um local seguro e que você possa acessar facilmente sempre que precisar.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

Existem diversas formas de facilitar seu controle financeiro. Mas quando o assunto são as despesas, a aplicação de centro de custos é a melhor opção! Por isso, coloque nossas dicas em prática e diminua todos os gastos desnecessários.

Você já utiliza os centros de custos na sua empresa? Como ele tem facilitado sua gestão? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários!

Show Full Content
Anterior Controle Financeiro simples e eficiente: sim, é possível!
Próximo eSocial: o que é, como funciona e como preparar sua empresa

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

O que são e como funcionam os Gateways de Pagamento?

25 de outubro de 2021
Fechar