Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

A contabilidade não costuma ser a tarefa mais divertida de um pequeno negócio, mas é algo que precisa ser feito. Além disso, ela pode ser desafiadora e estressante, especialmente com tantos números e prazos.

Felizmente, há maneiras de tornar a contabilidade um pouco mais divertida. Um bom software dedicado pode agilizar o processo e torná-lo mais interessante e eficiente.

Confira três maneiras de tornar a contabilidade mais divertida:

1 – Familiarize-se com a contabilidade

Como a maioria sabe, um negócio bem sucedido é resultado, entre outras coisas, de um fluxo de caixa positivo. Se o controle for uma bagunça, não há maneira de enxergar esse fluxo de caixa e, pior ainda, de conhecer a real situação financeira da empresa.

Quando o responsável pela contabilidade não vê ou não entende o fluxo de caixa do negócio, é como se gerenciasse uma conta empresarial no escuro. Com isso em mente, é possível começar a se concentrar na contabilidade e passar a ver os padrões que possibilitam fazer previsões do balanço da empresa.

A chave para não deixar que o controle do fluxo de caixa se torne uma atividade maçante é organizar todos os pagamentos que passaram por sua conta bancária, de preferência, diariamente – o hábito ajuda a tornar o processo mais fluido e ágil. Você deve saber exatamente quanto deve sair e quanto deve entrar, a fim de ter tempo para tomar medidas antes que as coisas compliquem.

2 – Deixe a tecnologia trabalhar para você

Uma das coisas que pode tornar a contabilidade algo chato é o software escolhido. Muitos pequenos empresários começam com o Excel, por ser uma ferramenta gratuita. Mas a quase maioria chega a um ponto de inflexão.

Isso ocorre pois, para começar, o Excel não é muito automático e muito menos atraente. E, mais importante, ele é limitado em se tratando de funcionalidades para a contabilidade.

A longo prazo, portanto, você se dará conta de que não poderá realizar grandes tarefas e que a solução poderá deixar suas finanças empresariais em maus lençóis – quem já passou horas procurando onde está o erro em uma das dezenas ou centenas de planilhas entende o que é “procurar agulha num palheiro!

Adquirir um software de contabilidade dedicado é significativamente melhor para o negócio. Ele permite um número ilimitado de usuários, pode ser acessado de qualquer lugar com uma conexão de Internet – no caso de versões em nuvem – e conta com a vantagem da superproteção de dados. É muito raro que um software de contabilidade perca atualizações financeiras importantes, já que eles estão programados para salvar automaticamente as informações.

No final, layout e funcionalidades de um bom software de contabilidade tornam o processo mais divertido e agradável.

3 – Incentive o pensamento positivo

Como líder de uma pequena empresa, isso pode parecer óbvio. Mas a verdade é que, na correria do dia a dia, a “animação” caba sendo direcionada mais à equipe de vendas ou operacional, enquanto o responsável pela contabilidade fica sem estímulo. Uma maneira de mantê-lo entusiasmado com o trabalho é incentivar a sensação de que ele executa tarefas que são fundamentais para o sucesso da empresa – e que isso é reconhecido por todos.

Por exemplo, relatórios financeiros diários elaborados de forma transparente, num formato fácil de ser interpretado, são ótimos recursos. É importante manter todos informados sobre o andamento da empresa, e ninguém melhor do que o contador para fornecer esse tipo de informação.

Além disso, invista em treinamento e capacitações e, quando possível, envie-o para o “campo”, para que ele conheça mais da operação da empresa e se sinta mais parte do negócio.

E se você se interessou pelo assunto, não deixe de ler nossas 5 lições de contabilidade para startups.

Show Full Content
Anterior Aprenda a melhorar o processo de compras da sua empresa
Próximo Como escolher a melhor opção em ERP para minha empresa?

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Como organizar seu Orçamento para o Natal: planilha para download

5 de dezembro de 2019
Fechar