Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Ser um bom chefe requer um bom comportamento adequado com sua equipe.

Ser um bom chefe requer habilidade e liderança, hábitos que são adquiridos com tempo e experiência. Além disso, ser um bom líder para sua equipe também requer esforço e dedicação. A seguir destacamos alguns comportamentos típicos de quem está apto a assumir um cargo de chefia.

Expressar-se bem

É importante que um bom chefe saiba se comunicar e expressar-se bem, seja de forma oral ou escrita. A clareza, a expressividade e a assertividade durante o processo comunicativo são essenciais para um chefe.

Saber escutar

Além de falar e escrever bem, é necessário ter ouvidos apurados em todas as situações. Para isso, escutar o que dizem os superiores, os colegas, os clientes, enfim, todos, é um quesito importante para auxiliar no crescimento da empresa.

Enxergar o todo

Os profissionais que tem potencial para liderança conseguem trabalhar observando todo o ambiente e a estratégia de ação definida. Portanto, olhar a sua volta e não somente para suas tarefas tornam as pessoas mais interessadas pelas atividades e relações da empresa.

Expor problemas e apresentar soluções

Quem tem hábitos de chefia não realiza queixas sobre a empresa e espera que se resolvam por mágica. Um líder identifica as falhas e oferece opções de solução, buscando assim uma evolução dos processos e dos resultados.

Ser alegre

Outra característica das pessoas com perfil para se tornar um bom chefe é a alegria. Sua personalidade é afável e aberta, contando sempre com sorrisos e bom humor para conversar com seus colegas e motivá-los.

Fazer alianças

Um bom chefe sabe o valor do trabalho em equipe e buscam realizar interações com colegas de outros setores e com quem não tem muito contato. Acreditando na reciprocidade, eles sabem que a ajuda realizada, em algum momento será retornada.

Ser ético e trabalhador

O principal diferencial de um líder é seu caráter. Por isso, um potencial chefe é respeitado e admirado por seus colegas, sendo reconhecido por sua responsabilidade, generosidade e confiabilidade.

Estes são apenas alguns comportamentos de quem tem perfil para ser um bom chefe. Se é isto que você está buscando, busque incorporá-los ao seu cotidiano e veja como seu trabalho será ainda maior. E não esqueça de compartilhar conosco seus resultados!

Show Full Content
Anterior Como o VUCA pode ajudar sua empresa em tempos de crise
Próximo Consumo de Combustível: modelo de planilha para download

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

5 motivos para abandonar as planilhas Excel agora mesmo

5 de fevereiro de 2016
Fechar