Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Efetivamente abrir um negócio e mantê-lo em pleno funcionamento requer uma série de medidas que impactam diretamente no seu crescimento e sucesso, conforme seu planejamento estratégico. Afinal de contas, não basta apenas contar com eventuais boas fases da economia ou com o aquecimento do mercado, não é mesmo?

Um negócio de sucesso depende, na verdade, da elaboração de um bom planejamento estratégico, acompanhado de seu desenvolvimento e de um trabalho de monitoramento adequados. Se você está se perguntando como, fique de olho no nosso post de hoje e aprenda, de uma vez por todas, a fazer um bom planejamento estratégico para sua empresa! Pronto para transformar seu negócio em um empreendimento de sucesso? Então confira:

O que é um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico representa o conjunto de medidas a serem colocadas em prática por uma empresa a fim de estabelecer o rumo de seus negócios, os objetivos a serem alcançados e todos os elementos necessários para que seja possível concretizar esses tais objetivos.

A premissa básica do planejamento estratégico está no estudo da estrutura do negócio — como ele é atualmente —, com todos os seus pontos fortes e fracos. Esse procedimento é chamado de cenário “as is” no mundo dos negócios, servindo para que se conheça cada aspecto relacionado à empresa, incluindo aí seus funcionários, sua estrutura física, seu plano de vendas, sua margem de lucro e outros diversos fatores que influenciam no sucesso do empreendimento. A partir do conhecimento desse cenário, a metodologia do planejamento estratégico sugere a estruturação de uma nova conjuntura, que reflita onde a empresa pretende estar no futuro — o que também é conhecido como “to be”.

A fim de desenhar essas duas estruturas, é importante traçar alguns pontos que fazem parte do planejamento estratégico, tais como a definição da missão da empresa, de sua visão, de seus valores, das estratégias a serem adotadas, assim como de seus respectivos desdobramentos.

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Por onde começar um planejamento estratégico?

Uma vez compreendida a atual estrutura do negócio, a primeira coisa a ser definida é o objetivo da empresa, ou seja, qual é seu propósito e onde é que se pretende chegar. Para traçar adequadamente esses objetivos, é muito importante que se tenha delimitado, de forma bastante clara e precisa, a missão, a visão e os valores da empresa.

A missão diz respeito à essência da empresa, à sua razão de ser, a seu real propósito no mundo dos negócios. A visão, por sua vez, diz respeito ao objetivo da empresa como instituição, como ela pretende atuar para atingir seus objetivos empresariais e sociais. Por fim, os valores dizem respeito às premissas que servirão de pauta para as atitudes da empresa, incluindo aí os valores que norteiam o plano de negócios e que funcionarão como alicerce para o alcance dos objetivos.

Para onde ir a partir daí?

Assim como a análise da estrutura do negócio é importante para se fazer um planejamento estratégico, o conhecimento aprofundado do mercado é primordial para que se possa entender o contexto em que a empresa está inserida, quais são as tendências atuais, que dificuldades ou facilidades são enfrentadas pelas empresas concorrentes e quais são as oportunidades ou ameaças apresentadas no meio.

Esse diagnóstico de mercado é importante não apenas para fazer o planejamento do presente, mas também para que estratégias futuras possam ser delineadas de uma forma bem realista e menos arriscada.

Como construir um plano de ação?

Munido das informações necessárias e conhecendo profundamente o contexto socioeconômico do segmento da empresa, bem como seus pontos fortes e fracos, agora é a hora de desenhar um plano de ação, de modo a colocar o planejamento estratégico em prática.

Nessa hora é importante ter em mente a atual situação do negócio e seu objetivo final, para que seja possível traçar as ações a serem tomadas que levarão ao alcance do sucesso desejado. Um bom plano de ação considera todos os aspectos relacionados à empresa e leva em conta pontos como produtividade, eficiência, redução de custos, conquista de mercado, relacionamento com o cliente, excelência operacional, dentre outras tantas estratégias que variam de acordo com o objetivo de cada negócio. O segredo é parar, analisar todos esses pontos e refletir: o que é preciso fazer para que isso se torne realidade?

Chegou a hora de colocar o plano em prática

Com o planejamento estratégico concluído e todas as ações devidamente definidas e parametrizadas, é hora de colocar a teoria em prática, acompanhando de forma efetiva sua concretização. Nesse momento é importante manter o controle de cada nova ação iniciada, sua evolução, o resultado alcançado com sua conclusão e o impacto que isso teve nos objetivos traçados pela empresa.

Agora que você já sabe que caminho seguir para garantir bons resultados no futuro do seu negócio, comente aqui e nos conte em que pé está esse processo!

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